Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quarta-feira, dezembro 03, 2008

O BEIJO E A FLOR (Ainda a fauna... e a flora.)






I


O Beija-flor
beija a flor
inteira e não-conotativa.
Beija a realidade, flor sem artifícios.
Beija, o Beija-flor,
o cerne mesmo da Flor.


II

( ...era o meu intento envasar o aroma
dessa despetalada Flor, numa redoma).




III


A Flor e esse cativo Beija-flor
(fabrico-os dessa matéria plástica e furta-cor)
A flor, a derradeira e inculta.

A Flor.



(
...e em suas pét’las
errático,
um beija-flor,
flâneur vibrátil,
floreteia,
oral e erétil,
à flor,
à ineffabile e bela flor


do Lácio
)

***


Fonte da img.:


*****************

Pós-escrito:
em tempo, dedico este poemeto à amiga,
blogueira com nome de flor,
que, pelo que me parece, adora os colibris.
Também gosto deles porque se criam livres e soltos.




*******************************************************

22 comentários:

Sueli Maia (Mai) disse...

Oi, Eurico.
Brincadeira outra vez?
Qual o que!
É poesia pura.
Linda.

Não sei comentar-te.
Fico iletrada e acéfala.

Carinho.
O que faço para seguir teu blog?
Não me respondeste...

Ester disse...

Que delícia de poema!
Como um beijo do beija-flor no suave ritmo das palavras bem colocadas,
muito bom!!


bjs!

Rosemeri Sirnes disse...

Olá Eurico, só agora respiro e sinto um delicioso aroma de flor nesse jardim.É linda essa paisagem toda que pousa aqui. Amei o blog, já está entre os meus. Beijos

lula eurico disse...

Mai se é disso que falas, vá até o painel do teu blog e lá, bem lá embaixo, tem um link onde vc vai adicionar os blogs que deseja seguir.
Minha url é:
http://euliricoeu.blogspot.com

Copie e cole lá na janelinha.

Abraço afetuoso.

lula eurico disse...

Esther, sempre um prazer te ver por aqui. Abraço fraterno e carinhoso.

lula eurico disse...

Rosemeri, grato pela visita. Irei mais vezes te visitar. Também gostei do teu blog.
Abraço fraterno.

Jacinta Dantas disse...

Ah rapaz!
agora, no exato momento em que te leio, registro na retina o presente dos deuses. Em frente a minha janela, sua cena, em cores - no rosa da flor e no azul do beija-flor.
Preciso dizer mais alguma coisa?

PS: só para provocar, esse florescer passeou pelo corVadia e lá te encontrou, no início de março,em pleno fim de verão.
Eu tô achando que sua amiga sou eu.
Beijos

Carla disse...

a cumplicidade entre a flor e o beija-flor...em tão musicais palavras

Cecília disse...

Oi!!!
Vim conhecer mais um participante do AO (da Loba)...
E tive uma bela surpresa: Que blog Lindo! Adorei o que escreve!
Tenha um belo dia!

Beijosss

lula eurico disse...

Grato pela visita, Carla. A casa é sua! Breve te visitarei tb.

lula eurico disse...

Oi, Cecília. De Recife? Que maravilha. Abraço frateno e amigo.
Seja sempre bem vinda.

Jacinta Dantas disse...

Saber quem é seu amigo?
É facinho, facinho,
mande um e-mail para Loba, informando que vc ainda não sabe quem é o seu Amigo. A filha dela se encarregará de enviar o nome, pois o sorteio dos números foi feito por ela.
Tomara que seja eu.
Ah! adorei sua foto lá na página pessoal. Sempre,de bem com a vida. Que bom!
Beijos

Dauri Batisti disse...

Belo poma à lingua, esta nossa, que me faz, me transforma em beija flor em cada palavra, em cada sílaba, em cada som que só se ouve aqui, como ão, como coração, vão de poesias porto, portu guês.

lula eurico disse...

Dauri, poeta dos respiros e da peregrinação, é vero o que dizes: o poema dobra-se sobre si mesmo, sobre a matéria da qual é vazado.
Tentativa inútil de guardar o ruflar das asas do pequenino colibri, o poema adeja sobre a flor, a inculta e bela flor latina.

Jacinta Dantas disse...

Ei meu compadre.
Assim você me acostuma mal. Tanto mimo e, quem não gosta de carinho né?
Fico contente sempre que escuto você me chamar de, menina com nome de flor. Eu ainda não conheço a flor jacinto, mas se é flor, com certeza é linda.
Ah! você leu o último recadinho que deixei lá no Amigo Oculto?
Pois é, acho que os seus vários Eus podem entrar em conflito.
Beijos

Jacinta Dantas disse...

Ah Eurico,
a brincadeira por lá está tão gostosa que, no tempo que tenho, dá vontade de ficar por lá. Esquece que eu sou menina? menina gosta de brincar, uai.
Beijos

lula eurico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lula eurico disse...

Só não entendi o conflito dos eus :)
Beijim.

Jacinta Dantas disse...

Ah! tem que ler lá no AO. Deixei o comentário na sua penúltima postagem, ou antes, sei lá.
Falo do ciúme
Eu-lírico, Eurico
Compadre, Eurico.
Brincdeirinha pura, certo?
Beijos e mais uma vez, brigadão.

lula eurico disse...

Sei disso, moça, e me identifico com essa tua juventude e energia,
com teu amor pela flora e pela fauna, pelo planeta azul que nos abriga.

Unknown disse...

Eurico.

Um dia tb ousei versar sobre a última flor do lácio, querendo quem sabe chegar próxima do grande poeta Olavo Bilac, ms acredito q não fui feliz, vc conseguiu reunir uma blz infidável entre verso e imagem, sinceramente, seria lugar comum dizer q vc "arrasou", será q fui ambígua?rs...

Beijos Poéticos.
;**

Loba disse...

Amei, amei! E adorei recebê-lo no dia da poesia!
Obrigada pelo carinho, poetamigo!