Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

domingo, dezembro 14, 2008

Mátria nº 6 - Navegar é preciso...





















Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:

"Navegar é preciso; viver não é preciso".

Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:

Viver não é necessário; o que é necessário é criar.


Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo
e a (minha alma) a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou

o misticismo da nossa Raça.

Fernando Pessoa



*************************************************

clique na imagem para ver o site de origem.

*************************************************



6 comentários:

Paula Barros disse...

Oi, Eurico, tudo bem?

Ler Pessoa em um blog, e não puder pedir explicação, é tão ruim. rsrsr

Da forma que ele explica o viver, o viver deixa de ser necessário, e torna-se um viver vibrante. Seria o verdadeiro viver.

abraços

lula eurico disse...

Paulinha:
O verdadeiro viver é o viver q vc faz com sua vida, ou seja, o sentido vc dá a ela. Para Pessoa, viver sem criar, sem construir a obra que hoje conhecemos, não fazia sentido. E ele viveu isso de forma concreta. Não meras palavras.
Esse era o verdadeiro viver ( para ele.
Ser é fazer-se, Paulinha.
Abraçamigo e fraterno.

Sueli Maia (Mai) disse...

Poeta Lindo!

Eu vou sendo...Em "Pessoa", em pessoas, essa pessoa, aqui, vai sendo... num continuum, em momentuums...
Sabe, Eurico, (eu gosto de 'brincar' com teu nome, porque acho rico, mesmo, de verdade) o mais rico num alguém, é isto. que ninguém, ninguém doma ou contém.

Carinho.

Katia De Carli disse...

Querido Eurico
Ando tão viciada no AO que não me sobra tempo para "viajar por mares nunca dantes navegados"... mas eis-me aqui e encontro, logo na entrada, Pessoa ao som de Caetano!!!
Eu sabia que demoraria bastante tempo, acho que por isso protelei a vinda (rs)
Lindo seu espaço...
Eu, que vivo entre a ironia de ser extrema, nunca sei se alegre ou triste, posso dizer, viver não é preciso...
beijo grande, ótima semana

À PÉ ATÉ ENCONTRAR disse...

Olá, tudo bem?
Parabéns pelo texto, gostei miuto!!
Sincrônico e profundo...
Voltarei mais vezes, pois seu blog é lindo!
Te add aos meus favoritos, posso?
Abraço.

lgresende disse...

No caso do Pessoa, criar era tudo, talvez daí os vários poetas, todos, no final, com versos de qualidade e de grande beleza.