Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Ode - Ricardo Reis (pausa para meditação)




ODE


Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.

Põe quanto és
No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.

Ricardo Reis


********************************
Trata-se de uma ode sem título
inserta entres outras na segunda
parte da edição de Mensagens
da Martin Claret, ano 2003.
*********************************
Sob o heterônimo de Ricardo Reis,
Pessoa ratifica o que postula no
texto que editei na postagem anterior.
*********************************
Serve, também, para tentar responder às pertinentes
questões colocadas por Paulinha Barros,
que, com seu instigante afã de compreensão,
me faz despertar a minha inútil vocação professoral.
**********************************

5 comentários:

Dauri Batisti disse...

Oi Eurico, fique à vontade com relação ao "poema". Além disso, não sei o que dizer. Não entendo. Um nome pequeno como o meu em meio a tantos grandes. Mas se você me pede, como negar?

lula eurico disse...

Poeta, não se subestime. Tenho certeza da qualidade superior do teu tabalho. Estou preparando a postagem final da série Mátria. E vou apresentar o teu poema como exemplo de literatura de nosso tempo. Uma Mátria pós-moderna!
Abraçamigo e cheio de admiração pelo teu poetar!

Sueli Maia (Mai) disse...

Oi, Eurico.
Não sei se Pessoa ou qualquer outro Poeta, conseguiria ser menos do que grande. Me ocorreu que eu, não consigo ser parte, em quase nada. Porque eu sou muito, superlativo as coisas, e, não sei fazer coisa alguma, em metade. Não amo pouco. Só sei amar muito. Sentir? Emocionar-me? Só muito. E é porisso que esta "Ode" constou em alguns dos meus trabalhos acadêmicos.
Daí vou até onde os meus olhos alcançam e, vejo pessoas como tu, Dauri, Ziggy, Filipe e me calo. Porque vocês, são INTEIROS, em tudo.
São grandes, vocês.

Muito carinho.

* hemisfério norte disse...

para ser maior....
dou, sem nada esperar receber

jamais atingirei o patamar de GRANDE, pois humana sou

bj
a.

lula eurico disse...

Mai:
Ricardo Reis, poeta clássico, heterônimo meditativo e grave, faz quase aforismos nas suas odes.
Mai, há outro pensador eterno. que aconselhou-nos a ser como uma criança para adentrar o seu reino, e ainda a ser o menor se quiser ser grande. Não é isso o que anelo. E creio que o Reis me diz pra ser todo eu, com minhas fraquezas humanas e com minhas parcas virtudes. É o que aqui sou.
E não fique de fora dessa lista de poetas, pois INTEIRA vc tb é.
Acho q isso também responde à reflexão muito procedente e bem-vinda do *Hemisfério norte.
Abraçamigos em todos.