Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

sábado, dezembro 13, 2008

Mátria Nº 4 - Índio (vaticínio do Caetano)






















Assim, a lenda se escorre,
a entrar na realidade.
E a fecundá-la decorre.

(Fernando Pessoa, in Mensagem)




Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante
De uma estrela que virá numa velocidade estonteante

E pousará no coração do hemisfério sul, na América, num claro instante

Depois de exterminada a última nação indígena
E o espírito dos pássaros das fontes de água límpida
Mais avançado que a mais avançada das mais avançadas das tecnologias

Virá, impávido que nem Muhammed Ali, virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri, virá que eu vi
Tranqüilo e infalível como Bruce Lee, virá que eu vi
O axé do afoxé, filhos de Ghandi, virá

Um índio preservado em pleno corpo físico
Em todo sólido, todo gás e todo líquido
Em átomos, palavras, alma, cor, em gesto e cheiro
Em sombra, em luz, em som magnífico

Num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico
Do objeto, sim, resplandecente descerá o índio
E as coisas que eu sei que ele dirá, fará, não sei dizer
Assim, de um modo explícito


Virá, impávido que nem Muhammed Ali, virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri, virá que eu vi
Tranqüilo e infalível como Bruce Lee, virá que eu vi
O axé do afoxé, filhos de Ghandi, virá


E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
Surpreenderá a todos, não por ser exótico
Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
Quando terá sido o óbvio


**********************************************

3 comentários:

Sueli Maia (Mai) disse...

Então eu dobro os joelhos.
E, diante desta predição abençoada e fantástica então, só resta conjugar o verbo "caetanear", aqui neste espaço de lirismo, e sons e tons, sem igual.

carinho.

lula eurico disse...

É, Mai, no entanto, outros verbos se conjugarão nesses tempos e espaços quadridimensionais. Creio que está por vir a Índia, a Mátria, a Mulher. E todo esse noticiário passional e violento será coisa do passado. E o humano se renovará, "mudando o curso da história, por causa da mulher".

Inês disse...

Sabe sempre bem regressar aqui!

Cumprimentos intemporais *
(obrigada pela visita)