Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

sexta-feira, dezembro 05, 2008

DUDA (poemeto neobarroco)








Paira a Duda, assim, pingente,
sobre os raios de um biciclo,
mirando-me, ambiguamente,
nos olhos, de modo oblíquo.
***


Duda, niña semiótica,
transita por entre os signos.
Levita, longe da lógica;
leva o abstrato consigo.
***
Dona de mim, traça órbitas
com o dúbio ciclo, nonsense.
Lança-me os dados da sorte,
gira no globo da morte,
faz piruetas circenses


***


Duda, voz dissimulada,
questiona-me, inocente.
Vacilante, Duda indaga,
num sussurro reticente
:
há um mistério nas coisas
porque em mim habita o mistério
ou
há um mistério em mim
porque o mistério habita as coisas?


***
Olho os céus,
fico silente,
minha mirada se turva,
mergulho no inconsciente
e me abraço à imensa Duda...




***





Dedico este poema ao artista Michael Cheval
A imagem que inspirou a conclusão do poema é:


Down to Earth
20”x20”
oil on canvas
http://chevalfineart.com/gallery/sense/b/19/


******************************** ~
No esboço desse poema, guardado desde
22/12/1997, havia também um dedicatória
ao místico italiano Pietro Ubaldi.








16 comentários:

Sueli Maia (Mai) disse...

Eu adoro esses signos ambíguos, oblíquos, nonsense...
Fizeste com uma perfeição artística, quase plástica.
E me banho de cultura, outra vez.
Caramba - Estou "frita" neste círculo de poetas-brilhantes.

carinho.

Zeca disse...

Eurico, Eurico!

Tantos poemas bonitos, e você publicando (no AO) poetas consagrados! Vamos consagrar esse lirismo que o torna único entre os poetas blogueiros!

Grande abraço.

lula eurico disse...

Muito grato, Zeca e Mai.
Mas se são belos, não sei...
os poemas ficam belos
pelos olhos de vocês.

Abraço fraterno.

Jacinta Dantas disse...

Concordo com o Zeca. Eu já até pensei em plantar um dos seus lá no florescer. Qualquer dia, com a sua devida permissão, ele nascerá.
Beijos

lula eurico disse...

Fica à vontade , Jacinta, vc é de casa. Escolha a nuda e plante, pq ficarei muito vaidoso de ter uma plantinha no Florescer, que é o blog onde refrigero a minha alma.

Ester disse...

A-D-O-R-E-I !!!

Este é um desses poemas que me pergunto: "Por que não pensei de escrever algo assim?"
(vou me inspirando..)

Eurico, Eu-lírico, eu-lindo!

Rosemeri Sirnes disse...

A letras engrandecem na mesma proporção da importância.É ASSIM QUE É.


Beijos

Rosemeri Sirnes disse...

As letras engrandecem na mesma proporção da importância, assim como o espaço na vida. É ASSIM QUE É, DE FATO .

Beijos

Sandrinha disse...

eu que nao sei nada de poesia, poemas e textos tao bons quanto os seus.
Adorei visitar seu blog e saber novos amigos e o melhor poder conhecer um pouco de cada e saber quantos valores eles tem.
Prazer em conhecer C&A hahahahahaha
beijo
legal ter vc no AO
Sandrinha
www.brasileirinhanohawai.blogspot.com

Jacinta Dantas disse...

Acorda, rapaz!
lá no florescer tem umas palavras prá você.
Beijos

Paula Barros disse...

Oi, poeta pensador. Por aqui uma pensadora. Tenho uma foto desse pensador lá de Ricardo Brennand no meu blog.

Somos dessa cidade linda, cheia de pontes, cortada pelo rio, e de muitos poetas, artistas de vários estilos.

Vim do blog do Bauri, vi seu comentário lá.

Um belo blog, a foto dos barcos falando do Cais da Aurora está linda.

Voltarei!

bom domingo.

Canto da Boca disse...

É de tanta beleza que qualquer comentário que eu tivesse condições de fazer, macularia o lirismo dessa trova pra lá de poética e emocionante. Duda a refazer um mundo, com a leveza dos anjos.
Mas é de igual importancia, vir aqui e ficar deslumbrada com os signos e perder-se neles; e ficar de rosto entre as mãos sem saber o que dizer, fazer, mas apenas sentir, sentir a beleza que flui dos elementos postos.
Um ótimo domingo e dê cá umabraço caloroso, pq o frio aqui nos castiga!
;)

http://graceolsson.com/blog disse...

Eurico...seus versos sao lindos, viu?dais felizes

Ana Lúcia. disse...

Eurico.
Li e concluí pelo lindo.
Re-li e percebí o belo.
Singelo meu comentário.
Infindável o mistério...
Beijãozinho, da sua mais nova fã!!

lula eurico disse...

Aninha, a singeleza e a simplicidade são as minhas duas metas na Vida. Ai, como estou engatinhando nessa busca! Compare a simplicidade de uma parábola, com as meu confuso palavrório poético?).
Só então vc entenderá a simplicidade que tenho como alvo.
Abraço fraterno e afetuoso. Bom ter te conhecido!

India disse...

Olá eurico!

Vim retribuir o carinho e gentileza.1000 beijos.