Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quarta-feira, dezembro 10, 2008

Pausa para uma introspecção...




















O Homem Velho
(Caetano Veloso)


O homem velho deixa a vida e morte para trás

Cabeça a prumo segue rumo e nunca, nunca mais

O grande espelho que é o mundo ousaria refletir os seus sinais

O homem velho é o rei dos animais

A solidão agora é sólida, uma pedra ao sol

As linhas do destino nas mãos a mão apagou

Ele já tem a alma saturada de poesia, soul e rock'n'roll

As coisas migram e ele serve de farol

A carne, a arte arde, a tarde cai

No abismo das esquinas

A brisa leve traz o olor fugaz

Do sexo das meninas

Luz fria, seus cabelos têm tristeza de neon

Belezas, dores e alegrias passam sem um som

Eu vejo o homem velho rindo numa curva do caminho de Hebron

E ao seu olhar tudo que é cor muda de tom

Os filhos, filmes, livros, ditos como um vendaval

Espalham-no além da ilusão do seu ser pessoal

Mas ele dói e brilha único, indivíduo, maravilha sem igual

Já tem coragem de saber que é imortal








***************************************

(depois de ler e ficar horas ruminando

sobre o post Ondas Douradas, no Florescer, de julho/2008,

tive que vir pra cá, pro meu recanto,

lamber minhas próprias feridas e ouvir Caetano...)

**********************************************************

Fonte da imagem:

Poeta Pablo Neruda

http://galizacig.com/imxact/2006/03/pablo_neruda.jpg

Para ouvir Caetano, clique abaixo e depois minimize o wmplayer:

http://www.mp3tube.net/br/musics/Caetano-Veloso-O-Homem-Velho/48043/

**************************************************************





11 comentários:

Ester disse...

Oi amigo,

depois dá uma passada no meu blog, tenho um presentinho para vc, coisa simples mas com carinho..

bj

Kátia A. C. disse...

Muito bom vir até aqui.
De cara, encontro meu poeta maior, numa foto que faz pensar.
Depois, Caetano, que dispensa comentários.
E finalmente você.

Obrigada pela visita, pelas palavras gentis e pela "pausa para uma introspecção".
Era exatamente isto que eu fazia qdo fiquei uns poucos dias sem postar.

Esta história de lamber feridas...Tô tirando de letra...

Bom dia!

E apareça sempre que quiser.
Eu garanto que volto aqui...

Sueli Maia (Mai) disse...

Oi, Eurico-amigo.

Recentemente fiquei dois dias em silêncio.
E foram mágicos, estes dias.
Ouvi o que jamais pensara haver.
Senti, coisas que há muito, o adormecimento do correr dos dias, me roubara, ou eu mesma, como prefiro pensar, roubara de mim.
Bem, "o homem velho" ama, pensa, e viverá muito e feliz, se decidir que, após as pausas, (e que não demore) há um universo de possibilidades.

Carinho, sempre.

Jacinta Dantas disse...

Quando se tem a dimensão de que somos seres únicos, numa única existência(até onde compreendemos) e que, somos mortais...aceitamos, também, que caminhamos para o envelhecimento. Talvez, numa visão um tanto romântica, gosto de perceber a pessoa idosa numa uma etapa bonita de vida, em que o Ser prevalece como Ser, sem se despersonalizar. É Vida que segue.
Beijo poeta

Obrigado por fazer referência ao florescer nesse post tão bonito. Amei a imagem

lula eurico disse...

Esther, já fui e trouxe comigo, alegre e vaidoso, o teu selinho!
Grato.

lula eurico disse...

Kátia, um leonino sempre se encolhe, felino, para lamber certas cicatrizes...
Caetano é o maior poeta vivo, da língua portuguesa. Que me perdoem os puristas!
Bom dia!

lula eurico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lula eurico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lula eurico disse...

Jacinta, algo naquela postagem, algo que não sei definir, o indizível, talvez, me trouxe um acréscimo de receptividade, o que chamo de lirismo reflexivo. Talvez porque, com maestria, deixaste um vazio enarrativo, uma necessidade de que cada leitor quede em si mesmo com suas próprias reflexões. O Ser. O Tempo. A fugacidade do vivido. Pretéritas memórias... A sombra do sol que se põe...pra nascer em outras terras...

lula eurico disse...

Mai:
A pausa é breve. Mas necessária. Já estou fazendo novo post que diz exatamente isso. Amar o transitório...

Paula Barros disse...

Eurico

Mesmo quando estas a "lamber feridas" nos presenteia com boas reflexões.

No aguardo de continuar lendo o que você escreve.

abraços de admiração