Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

terça-feira, março 22, 2011

EU-caOlhO (um divertimento em linossignos)


Seu Malaquias - carnaval - Recife-PE

"Porque hoje o mundo automático
É bem mais para as crianças
do que pra nós que conhecemos
o seu mecanismo, o que há, nele,
de lunatismo e abismo."
(Cassiano Ricardo)

N. do A.
Portanto,
permitam-me
mais um brincante rsrsrs







I


POr
que razãO
nãO me enfiei,
vestes a dentrO,
nUm daqUeles calUngas-mãos-molengas,
em solitária e ridícula euforia
pelAS
ruelAS
estreitAS
da Cidade AnTiga,
se caRnaval sem Ridículo é coR-vadia?




Caboclo de lança Nazaré da Mata PE
foto Rafael Alex Flickr.com
                                         II

Devia ter trincado
um cravo entre dentes,
e balançado
os badalos de cauda,
como badalam
os caboclos de lança;
Devia ter vivido
esse ridículo sem medo,
um ridículo tão risível
quanto os outros,
mas, um ridículo regado a música,
um ridículo gostoso,
em que se dança,
como fazem, nas laursas, as crianças...
De que me adianta
essa séria carranca
demasiado humana
discreta e anônima,
que conduzo entre
pudores e vergonhas

Devia ter usado a carantonha
dos bufões,
dos bobos,
dos palhaços,
e atravessar a cidade sem recalques,
como vi fazer aquele bêbado,
amparado pela embriaguez,
 que cantava: "ó, não me levem
à minha lucidez;
é que só posso ser eu mesmo, dessa vez"



LAMBE-LAMBE

III


Que fiz de mim no entrudo?

Saí nO blOcO
dO
eu-sÓzinhO,
COm uma câmara fOtOgráfica
cOlada aO OlhO,
e assim, caOlhO,
esse mesmO eu-liridículO
e tOlO,
em que me escOndO O anO tOdO,

A espreitAr A festA AlheiA,
A AlegriA AlheiA,
e A estAr nA vidA, À-toA,
sem meter-me nelA...
Sem ViVê-lA...



Eurico,
ainda, um divertimento, rsrsrs


Fonte do LAMBE LAMBE
http://cloacanews.blogspot.com/2009_03_22_archive.html


Fonte do CABOCLO DE LANÇA:
Rafael Alex Sobrinho
http://www.flickr.com/photos/rafaelalex/5516448962/in/photostream/

Um comentário:

Dauri Batisti disse...

Que bom amigo Eurico que você segue nesta fase de brincantes, neste alongamento dos divertimentos... e enquanto isso você vai escrevendo estes outros modos de viver belezas, para o nosso deleite.

Abração