Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

sábado, dezembro 18, 2010

NATIVIDADE (um orquidófilo)


















1
A mais bela flor de plástico,
por mais artifícios miméticos,
que lhe sustentem a estética,
em sua forma fabril,
não alcançará o belo,
que emergiu da semente,
aquilo que só se sente
na beleza da flor viva.

O bom é ser orquidófilo
dos que se embrenham no mato,
arrostando pedra e espinhos,
descendo em sombrias grutas,
só para olhar in natura
uma flor viva e inculta...


2
Isso que vejo nas lojas é apenas superfície.
Imagens otimizadas com um bom computador.
Esses sorrisos felizes, essas pessoas sem rugas.
Essas orquídeas de plástico...
Quando entraremos de fato
na intimidade das coisas,
naquele sítio fecundo,
de onde emergem as dores,
os humores, os amores?

3
Isso porque necessito
desnudar todo o aparente.
Palpar a palavra crua, a debater-se, com alma,
qual peixe vivo numa rede.

Não que eu descreia dos magos,
Borges, Osman,
Rosa e Saramago.
Não só creio, como vejo revoando, aves de barro.
Muitas aves de seis asas.
E um nome: Diadorim.
Creio piamente em parábolas.
Como essas, que saem de mim.
Essas de orquídeas que medram
na umidade das pedras.


4
Eis a razão de embrenhar-me
neste ser-tão orquidário...
Fugindo da superfície,
esse jardim de crendices,
que sustentam o imaginário.

Quero verdades profundas,
luzes, mas, nas consciências,
como na casa esquecida,
em que um menino nasceu,
trazendo as luzes à vida.

No mais fundo dos sertões,
na escuridão, sem neons,
só com os luzeiros da noite
eis que um menino nasceu;
(pra meu prazer de orquidófilo)
como uma raríssima orquídea.




Eurico,
rendendo-se ao natal, digo, à natividade.

9 comentários:

Bia disse...

Afff...encontro-me farta de semi-deuses, de relações descartáveis, de pessoas tão de plástico...As pessoas costumam se esquecer o que realmente importa: a essência de tudo...
Estou cansada de tanto verde e vermelho brilhando lá fora...esqueceram-se de se lembrar do aniversário Dele...

deixo beijos em seu coração,

Bia

carmen silvia presotto disse...

"Quero verdades profundas,
luzes, mas, nas consciências,
como na casa esquecida,
em que um menino nasceu,
trazendo as luzes à vida."

Também quero meu Natal assim Eurico, por isso me embalo e me canto em teus versos.

Um beijo

Dauri Batisti disse...

Eurico,
eu estou bem, sempre estive, muito bem. Ando vivendo outras experiencias, estou envolvido com uma pesquisa de mestrado, fazendo novas tentativas com as palavras. Ando meio sem tempo e quando me sobra tempo tenho visto filmes, velhos e novos. Mas nao vou negar que ando com preguiças, várias preguiças, ainda mais com este calor. Mas na hora certa volto a postar mais regularmente. Ando estudando no meu projeto de pesquisa a literatura como resistência aos modos capitalistas de produção de sujeitos, e mais especificamente a literatura que se produz na internet sem o glamour das grandes produções e editoras e etc e tal. Por ai. Depois explico melhor.

Abração.

lula eurico disse...

Puxa vida, que bom, Dauri.
Bom saber de que estás bem e produzindo novas coisas, novos modos de ver...

Abraçamigo.

Dauri Batisti disse...

Estou retomando a leitura dos blogues dos amigos. Me detenho agora nas tuas palavras.

Um abraço

É isso, ver revoar aves de barro, aves de seis asas, orquídeas de luz. Um olhar lindamente lírico sobre o mundo cru.

lula eurico disse...

Grato, Dauri,
por tua visita e por tudo nesses anos de poetar...

Abraço fraterno

Vivian disse...

...querido poeta,



Há uma grande diferença
entre imaginação e
Autorrealização.

Através da imaginação, você
pode ter diariamente sonhos
subconscientes e visões
do Cristo.

Mas essas experiências não
significam que você está
verdadeiramente em
contato com Ele.

A verdadeira visita de Jesus é
a comunhão com a Consciência
Crística.

Se você está em sintonia com
esse Cristo, toda a sua
vida mudará.

Paramahansa Yogananda

...desejo que sua sintonia com
Cristo seja permanente não só
nesta data natalícia, e sim
por todos os dias do seu viver!

e hoje, excepcionalmente,
deixo meu beijo com desejos
de que tenhas um Feliz Natal
junto à todos que você ama!

lula eurico disse...

Grato, Vivian,

abraço fraterno

Rejane Martins disse...

Eu que não tenho religião, rendo-me ao teu livre-pensar, Eurico. Hoje, aqui, neste teu orquidófilo, planto vivência do dia: salmão vermelho, céu azul, mar verde, nada fica bom fica bom com pessoa cinza e sorriso amarelo. Felizmente volto pra casa e recupero-me de gentes no teu blog. Obrigada!