Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Mandacaru em flor


... E por que andais solícitos?
Olhai para as flores do campo ...
Mt 6:28

Das rotinas profundas
de seiva e de caules,
repetindo gestos,
pacientemente,
careço entender...
Que os momentos são copas do tempo.
Que a corola da flor é o momento presente.

Vem da erva que brota do chão,
da semente,
todo esse vigor.
Vem da alma da terra,
essa mente,
essa e/terna/mente.
Vem do viço da terra,
da hera, das eras,
do trabalho incessante
do tempo em aquíferos fundos,
profundos abismos
e grotas da terra exsicada...

*

Ó, Flor da Água e do Tempo,
me ensina a esperar!


***


Eurico
com o Sertão aflorando n'alma
******************

4 comentários:

Sueli Maia (Mai) disse...

"Momentos são copas do tempo"
Muito bom isto e vou guardar comigo a frase como o momento em que a flor do mandacaru irrompe a haste espinhada.

beijos, amigo de infância.

Suzana Martins disse...

A flor mais bela, a flor de mandacaru.
Flor que destaca no azul, no sertão...

Beijos querido!!^^

Paula Barros disse...

E eu completo...me ensina a esperar, me ensina a apreciar, me ensina a parar...

Belíssima a imagem, nunca tinha visto igual.

abraço!

carmen silvia presotto disse...

Quando o lirismo chega, entra um vento doce em tuas veias que nos trazem cantos de amor à Terra e encanto por viver... feito flor de cactus.

Beijos.