Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

sexta-feira, abril 10, 2009

Litania da Hora Nona


















“Que cosas nos decía! Eran cosas, no palabras.”
.........................(Unamuno – “San Miguel Bueno, Martir”)



Sexta-feira.
Uma profunda melancolia se abate
sobre os povos do ocaso.
Miserere nobis.

Entre eles vejo a silhueta avoenga e terrunha
de Dom Miguel de Unamuno.
Os ombros ainda esfoliados
sob uma agostiniana cruz:
Mihi quaestio factus sum.


Nas ruazinhas estreitas das favelas urbanas
Ou ao longo das estradas campesinas
Recitam-se sussurradas preces intra-históricas...
O mote é das vizinhanças do mito.
As coisas estão entrelaçadas pelas palavras:
Ocidente
..............Occidere
..........................Caedere
......................................Cadere

...............................................Cai... a tarde.

Sexta-feira.
Os povos do crepúsculo estão em agonia.

É a hora nona.
Kyrie eleison!

Morre o Sol...

************************************


8 comentários:

Dauri Batisti disse...

Cai a tarde, morre o sol. Ocidente. E o fogo novo? Renovar-se-á a esperança.

Tu és um artista. Sem tirar nem por.

Um abraço.

lula eurico disse...

óxente? Meu fraterno amigo, Dauri, bom dia!
O Sol sempre renasce, né!
Há sempre um domingo na semana, por mais dolorosa que seja a via que seguimos!

Abraço fraterno.
Reflexões transcendentesm mas humanas me ocupam por aqui.

Ester disse...

Querido Amigo,

Este sol tem renascido sobre mim cada manhã, tem sido a razão do meu levantar,
por causa dele e através dele tenho enxergado as pessoas ao meu redor como meus semelhantes, precisando de amor e carinho, esperança e sentido para viver,

Este sol tem me dado vida, uma pulsante esperança para continuar e continuar sem desistir,


Este é o real significado da páscoa para mim!


Fique bem, meu amigo!

lula eurico disse...

Ester, querida, o Sol há de brilhar mais uma vez. E trará a libertação. Comeremos os ázimos ainda por um tempo. Mas o Sol há de voltar!

Uma Páscoa com fraternidade

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDO EURICO, BELAS PALAVRAS AMIGO... VOTOS DE UMA SANTA PÁSCOA, PARA TI E TODA A TUA FAMÍLIA... BEIJINHOS DE CARINHO,
FERNANDINHA

Unknown disse...

Que maravilha de post! Pura poesia, e a música então?
Lembrei da minha infância, as missas, os rituais.
Muito bonito mesmo.
Que a mensagem de amor do Cristo continue a iluminar caminhos.
Feliz Páscoa!

Paula Barros disse...

Que venha a libertação, do ser.

abraços, feliz páscoa.

Canto da Boca disse...

E venho a ti em preces e pedidos, que nesta sesta-feira santa, nao nos esqueçamos das demais profanas que estao por vir; que nesta seta-feira santa, santifiquemos os sonhos das sextas-feiras nem tao santas assim, que cambaleantes como nós quando em etílico estado ficamos, nao vire fumaça nas aleluias do dia seguinte, até que enfim, é sábado!

E ando tao ausente, nao é mesmo vizinho? Por vezes entro aqui, leio, mas nao quero só dar um aceno, dizer que passei, gosto de passar, passando, ficando, sentindo... Mas preciso do meu fugidio tempo, e parece que só o tenho quando jogo papeizinhos pro ar, e cai em meus dedos o espaço tao lírico que vou visitar... Perdoai-me a falta de tempo!

Nao pude ir ao Brasil, em março, como planejei: tempo!!

Agradecida pelo "xêro" tao sentido aqui, cheio das minhas saudades dessas duas cidades (Recife e Olinda), e deixo-te um carinhoso abraço e estalado beijo na testa.