Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quarta-feira, agosto 22, 2012

LUIZA

Colombina by EBBrito





















E criou Deus o homem à sua imagem:
à imagem de Deus o criou;
homem e mulher os criou.
..............................Gênesis, 1:27


Estamos na nova Manhã de tudo.
Manhã eterna e pagã.
Agora a Femina sobe a encosta
do outeiro, tangendo um rebanho de cabras.
Os balidos da Aurora
enchem o Caminho de símbolos e de bosta.
O planeta recomeça nessas tetas.
O planeta carece de regaço ma(e)terno.


Estamos na moderna Manhã de tudo.
O mundo ainda anda ab/surdo.
Há perplexidade entre os machinhos;
Mas já se escuta o balbucio atrevido das infantas.
O bélico dará lugar ao belo.
Desde sempre se anunciava
essa ascensão da Anima.

Estamos na manhã do domingo.
Os deuses estão alegres
e lançam os dados comigo.
Fazem apostas,
Divertem-se, os deuses. É domingo.
Sim, é domingo,
mas as deusas, como Deus, trabalham até hoje:

Encontrei Luiza na feira de orgânicos;
Trazia flores nas mãos
e uma sacola biodegradável.
Seus olhos luziam,
enquanto proseava com outras mulheres.
Seu sorriso era potável
como as águas dos rios futuros.
Havia cumplicidade e ternura.
Falava-se de gravidez e de luz.
Observava-me, quântica.
E me acenava, semiótica.
Quanta beleza!
Quanta esperança!

Quanta...



@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@



Dedicatória:


às minhas filhas já nascidas e que hão de nascer,
às filhas das minhas filhas, minhas futuras netinhas,
às minhas sobrinhas mineirinhas, à minha Allana (saudade),
e a todas as minhas amigas virtuais, ou não,
extensivo às suas filhas, netas, sobrinhas.


Enfim, o poema é dedicado ao ser feminino.




@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@



N. do A.:


Não sei de onde e nem porquê me vem à mente
a célebre frase de Flaubert:
"Emma Bovary c'est moi". rsrsrs
Mas não esqueçam que aqui habita um Eu-lírico. rs)



Fonte da imagem: Colombina by EBBrito

 

 

5 comentários:

Unknown disse...

e o poema és tu, poeta, sob esse adorno de bromélias, e o alarido buliçoso das ninfas

a
braço

ebbrito disse...

Beleza mesmo cara, muito boa.
Engraçado é que eu tambem tenho uma Luiza, só que não é sfisticada assim que nem a tua.
Minha Luiza é MATUTA. Tá na AbARCA!!!!

ebbrito disse...

Engraçado é que a gente lê de novo e já pensa noutrocomentário diferente....isso é legal é sinal que seu poema faz a gente pensar!!!!

lula eurico disse...

Mané,
isso de o poema provocar várias leituras tem o nome pomposo de plurissignificação,
que cá entre nós é coisa da besta fera! Cruz credo! kkk

Mas dá cá um abraçamigo.

lula eurico disse...

Assis, meu nobre,
há sempre um pouco de nós em nossas obras.

Meu eu-lírico tá nesse também.

Abç.