Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quinta-feira, julho 28, 2011

VÁRZEA (do Rio Capibaribe)

Oleiro


 













A argila aguarda uma gama de possíveis atos
Vasos aves flores cajus potes
Alimárias estranhas
Inúteis totens
Mil entes dúbios e esse brilho baço
Na voz das formas vis, vitrificadas.


Haja vista
Que essa chã de saibro é plástica
E emersa duma inexata massa aquática,
Quem haveria de saber
Que o barro-massapê
Tem a multiface hermética
E que da lama desse rio
Vazava uma poética?






Oficina Brennand














Aos artistas da Várzea do Capibaribe - Recife - PE


Um rio flui e tudo flui, com Llewellyn - The Secret Waterfall:

11 comentários:

Unknown disse...

Eurico!

Eu não saberia, se você não mostrasse e de forma tão poética que me dá orgulho do meu Recife que um dia vou conhecer.

Linda arte. O barro massapê com que se mistura para dar forma? É como a pedra sabão?.

Atiçãndo assim minha curiosidade, anteciparei minha ida.

Beijos poeta

Mirze

lula eurico disse...

Oi, Mirze,
pedra sabão, não, o barro-massapê é moldável, plasmável. Quando umedecido pelo oleiro pode resultar em belas formas.
Arte mesmo fazem os ceramistas, como o artista varzeano Francisco Brennand.

Abraço fraterno.

Joelma B. disse...

E tu, artesão das palavras...

Beijinho encantado!

Claudinha ੴ disse...

Belíssimo, Eurico!
Eu vejo a Poesia assim, argila , molde, face e emoção. Adorei! Um beijo!

C@uros@ disse...

Meu caro amigo poeta Eurico, um poema da terra, emocionante, do barro temos a mais bela arte, parabéns amigo.

forte abraço

c@urosa

cirandeira disse...

Maravilhoso, o teu espaço! Fica-se horas sem dar-se conta da passagem do tempo...Muito lindo!!!! Não sei se foi deslumbre ou encantamento. Ou seria alumbramento? (risos)

um abraço

lula eurico disse...

Amiga Cirandeira,

teu espaço também é muito aconchegante e de muito bom gosto.
Bom conhecer a poesia d'África.
Precisamos nos aproximar mais daquele que é verdadeiramente o "velho continente". hehe
Pena que não consigo comentar por lá.
Só consigo comentar em blogs que usam o pop-up, não sei o motivo.

Abraço fra/terno.

cirandeira disse...

Eurico, o que significa exatamente
"pop-up"? Existem alguns blogues nos quais só consigo postar comentários se desconectar-me, colocare meu e-mail e a senha correspondente. Tenho que escolher o google como provedor, será que não é por isso? Esse blogger é mesmo terrível! E o pior é que não nos dão a mínima satisfação, pq são os donos!

lula eurico disse...

Amiga Cirandeira,

Para usar pop-ups (são umas janelinhas como esta que vc comenta no meu blog) vc vai em PAINEL, depois em DETALHES, clica em seguida em COMENTÁRIOS. Nessa página vc vai encontrar a opção comentários em POP-UP, marque esta opção e pronto. Salve as alterações e vc vai ganhar mais um comentador. rs

Abraço fra/terno

Ilaine disse...

Eurico, querido! Obrigada pelo carinho. Nossa, quantas saudades daqui! E Você sempre poético, sempre único... como um oleiro molda suas poesias... a argila palavra.

Beijo no coração

Ilaine disse...

O sentido... Que delícia ( e que lindo ) ouvir sua voz... seu sotaque. Ah, que máximo, meu amigo! Vou ouvir, ouvir e imaginar você falando. Abraco forte!