Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

sexta-feira, julho 22, 2011

SÉRIE: OS SENTIDOS (O SENTIDO) Nº 3

DINAMARCA



http://turismo.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2010/06/28.jpg













OS DELFINS DINAMARQUESES (poema nº 3)



Compulsando
a gens portucalense
aqui aportada há cinco séc'los,
gente de armas e brasão:
Os Albuquerque,
Cavalcanti,
Maranhão,
reforço a minha crença
no criacionismo (sem ironia)
e na genealogia
desde Adão...
Não existe assertiva mais exata.
Como crer que gente tão ilustre foi primata?


Não.
Eles descendem dos galegos,
dos batavos, dos ostrogodos,
visigodos, romanos, gregos.
Diz-que foram mesmo (em outras vidas)
oráculos, sibilas, celtas e druídas.
Nunca houve uma estirpe mais sensata.
Como crer que essa boa gente foi primata?


Heróis do panteão,
Santos do hagiológio,
Deuses do Olimpo,
É o que foram.
Diz-nos a história.
Homero,
Cícero,
Camões,
os vates cantam as suas glórias.
e os exaltam.
Não há uma certeza mais exata.
Como crer que essa gente foi primata?


Discordo mesmo da corrente pessimista,
que chega a postulados desse porte:


O homem é um decadente.
Um ser-para-a-morte.



Como afirmar isso, minha gente?
Basta ver em ação seus descendentes:
Os vikings, os mongóis. O huno, Átila.
Seres serenos e gentis...
Por que primatas?


Criatura de Deus é o Homo Sapiens.
Um ser que ama a vida e nunca a morte.


No entanto,
há exceções de toda sorte
que encontrareis no mundo, em toda parte.
Mas, pasmem:
Até na civilizada Dinamarca,
há seres vis,
que não se deve mesmo comparar com o bom primata.


Existe por aí uma fera infra-humana
Um ser desnaturado, besta insana
que descende de Caim, vindo de Adão,
(uma exceção àquela regra tão exata)
que, além de um ser-para-a-morte, é


UM SER-QUE-MATA!!!
















http://naodaparaficarcalado.blogspot.com/2009/09/matanca-de-golfinhos-em-ritual-de.html


















http://petroglifotribal.blogspot.com/2009/10/dinamarca-matanca-anual-dos-golfinhos.html

 Para aliviar os sentidos: Gregorian Chants - Kyrie eleison, de Mozart.

8 comentários:

Unknown disse...

SOCORRO!

Porque gosto de te ler, Eurico, vejo essas coisas.

Não gosto dos Albuquerques.
Odeio matança!

Mamãe, me ajude!

Beijos,

Mirze

Éverton Vidal Azevedo disse...

Meu mano voltei a vir por aqui, porque vc é um dos grandes achados dessa internet.
E toda vez que venho, penso o quanto seria bom ter um livro seus nas maos, (coisa de quem tem nostalgia do tempo de livros nas maos, tempo que já se vai rsrsrs).
Um abraço fraterno.

lula eurico disse...

Éverton,
Vc já está com um "livro" meu diante dos olhos, meu jovem irmão e amigo.
Fico grato pelas tuas palavras, que nascem de um coração bondoso, bem sei.
Vc me vê assim, maior do que sou, pq aqui eu sou uma palavra escrita.
Mas tenho todos os defeitos humanos, irmãozinho.

Mas, te abraço.

lula eurico disse...

Mirze, amigona,
não deixe de vir.
Preciso de teus sentidos.
Só faz sentido escrever se do outro lado minha voz fizer eco.
Não me deixe só. rsrsrs

Abraço afetuoso e fraternal.

Rejane Martins disse...

O poeta Eurico, obstinado a desencovar olhares, sacudindo os sentidos em oposição aos sete palmos que fazemos da terra.

lula eurico disse...

Rejane,
depois das sacudidelas nos sentidos,darei novo sentido ao tema das postagens, nos novos poemas.
Mas garanto que o tema será o mesmo. rsrsrs

Unknown disse...

Eurico

Jamais te deixarei só. Embora não goste de sangeu em bichosm vitudinho tudinho. E é um fenômeno sua escrita. Seu mano tem mais que ter muito orgulho.

Beijos

Mirze

lula eurico disse...

GRato, Mirze,
vc como sempre generosa comigo.