Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

domingo, julho 31, 2011

CÁLIX



De pé sobre as águas
Ergo até a fronte, em brasa,
A Palavra.
Seu hálito me invade
E acende a porta, a estreita porta,
Vazada sobre a noite dos tempos.
Mesmo quando sobrevoa-me em círculos
A ave do ocaso:
Nada dizer.
Nenhum pensar.
Nada ser.
Chorar sobre a cidade agônica
E olhar-me de fora das muralhas.
Tenho um centro ou dilato-me centrífugo?
Todos os ninhos estremecem vazios.
Estou sem mim.
Mas há címbalos.



Luiz Eurico de Melo Neto

Poema também publicado, anos atrás,  em http://www.blocosonline.com.br/
por gentileza da amiga Leila Míccolis - Maricá-RJ
***********************************************


Imagem:
Solidão

Comentário deste poema em
Um Cronist'Amador


Ouçam, baixinho e reverentemente, Cálice -Chico e Milton:

9 comentários:

carmen silvia presotto disse...

Todos os ninhos estremecem vazios... tateio o tempo, removo momentos e em teu poema me encontro, que lindo voo poético, gracias.

Um beijo, bom domingo e uma ótima semana.

Carmen.

cirandeira disse...

Eurico, fiquei contente por conseguires entrar pela "janela". Doravante, estará sempre aberta, e, para sorte minha, através dela terei também o privilégio de ouvir os címbalos de tua poesia.
Obrigada pela visita e pelas palavras tão acolhedoras!

um grande abraço e uma ótima semana pra ti

Unknown disse...

AH! EURICO!

Tão lindo que chorei.O poeta não tem um centro, você, é o centro.

Triste como um voo de pássaro com asa quebrada.

Mas lindo. Adoro tudo que me faz chorar.

Beijos, poeta!

Mirze

Unknown disse...

tem uma canção do quinteto violado que diz "palavra quando acesa não queima em vão",



abraço

Claudinha ੴ disse...

Eu, que admiro quem é Poeta e sabe esculpir assim as palavras, venho mais uma vez dizer que elas são lindas. Diante de tudo, há sempre uma esperança, diante do cale-se, há sempre cálices para brindarmos! Um beijo!

A escolha da música foi acertadíssima!

Rejane Martins disse...

Reminiscente, bonito e denso, Eurico.
Tenho um centro ou dilato-me centrífugo? Demais!

Dauri Batisti disse...

Desfaz-se o eu, faz-se um címbalo, dois, mais, muitos címbalos. Desfaz-se o eu, faz-se o plural, o impessoal, o mais, os outros, eu feito de outros, milhões. Desfaz-se o eu, e fica-se assim sem si-mesmo, sozinho e coletivo, ensimesmado no plural da vida.

dade amorim disse...

Belo poema, Eurico. Preciso vir mais aqui.
Um beijo.

Jorge Pimenta disse...

magnífico, eurico!
há de tudo, aqui: palavras em chamas, portas-cenários-vida, voos circulares, lágrimas epifânicas e dúvidas que legitimam o génesis. poesia em levitação maior!
um forte abraço!