Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

sábado, maio 30, 2009

Anima (uma presença não-dita)




O inefável
traz colares e pulseiras
e salta
desde um mundo elemental.

O inefável
traz a pele tatuada
e torna
público algum mistério essencial.

O inefável
cinge a fronte com segredos
e sob os pés
ostenta o círc'lo armorial

O inefável
não conhece os altos muros.
Desloca as coisas, abre portas, faz futuro.

O inefável
é essa anímica presença
que se respira
e ateia o fogo original.
***

“...O mito talvez seja o constructo psicológico e cultural mais importante de nosso tempo. (...) Em uma cultura comprometida com o mundo da matéria, o acesso ao mundo invisível – que o mito torna possível junto com seus dois principais instrumentos, metáfora e símbolo – nunca foi tão crucial, para permitir algum equilíbrio do espírito.” James Hollis

A propósito, já que a prosa tenta invadir o Eu-lírico, gerando a indesejável interpretação do autor sobre o poema, leiam algo que anda me fazendo a cabeça:

A Alma Ancestral do Brasil

******************************


30 comentários:

Sueli Maia (Mai) disse...

"...Ateias um fogo original..."
Sinceramente, Eurico, tu consegues me calar, tamanha admiração que tenho por ti.
Putz!
Não gosto de endeusamentos mas por vezes, contigo, isto é inevitável.
meu deus...
Caramba.
Ôuxe!
Né parada?!

Outro carinho,
Mai

Ilaine disse...

Querido amigo!

Que bom voltar aqui...
Beijo

Luis Eustáquio Soares disse...

salve, querido poeta eurico, que seu inefável é matéria concreta-etérea, que o conservadorismo atual, ou eternamente atual, tentou lançar, acusando de anacronismo, pro lixo da história, como o amor, a justiça, a alegria, a cooperação, a igualdade, inefáveis termos abstratos, mas que concretamente se inscreve como portais para toda e qualquer possibilidade de um mundo singularmente habitável, na festa dos encontros e das expressões, em liberdade, outra inefável palavra-chave, só possível com aquelas outras mencionadas, quando então teremos a poesia, esta outra inefável concreta palavra abstrata, no coração do cotidiano.
meuabraço,
saudações
luis de la mancha

lula eurico disse...

Luís, poeta-amigo e irmão de idéias,
Mai, amiga d'infância recifense,
Ilaine, fraterna amiga,

o não-dito, o que há por detrás da publicidade, deve ser revertido para o empoderamento, - no sentido que Paulo Freire dava (dá) a essa palavra -, do povo brasileiro. E esse poema surgiu calcado nessa foto publicitária da Giselle Bundchen. Como são geniais os publicitários! Pra bem ou pra mal, são geniais. E essa foto com a Giselle, branca e linda, entronizada sobre o aborígene brasileiro, mexe com minas entranhas. O fascínio europeu, de cultura e de etnia, que deixa deslumbrado o povo brasileiro... isso me comove e me move. Mas não deixa de ser uma foto perfeita do ponto de vista simbólico. E é essa energia que evoco a favor da minha causa. Uso as armas deles, dos publicitários, antropofágicamente, devorando o que neles há de mais forte: o mito que subjaz às mensagens.
Por isso, há uma intenção também política, além de estética, aqui. Pensar o mito, pelo viés que persigo, traz o expressar artístico, mas busca algo muito mais profundo e revolucionário: refundar a alma brasileira. Pode? rsrsrs

Não me tomem por megalomaníaco. Essa é uma empreitada para ser feita coletivamente. Por isso aderí ao movimento do ecossocialismo do Mestre Luís. Ainda no plano das idéias. Mas vou agindo subliminarmente, no trabalho, na gestão da cultura, na produção poética.

Vixe. Isso foi uma confissão pública. rsrsrs

Abraço fraterno.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDO EURICO, SUBLIME ESCRITA AMIGO... VOTOS DE BOM DOMINGO...
ABRAÇOS DE AMIZADE,
FERNANDINHA

Canto da Boca disse...

Foste tu o poeta escolhido pelos deuses, para revelar, desvelar, desocultar o mito de todas as histórias passadas, presente e as que virão. És o escolhido para rasgar as entranhas das coisas inefáveis e trazer para o claro plano dos homens e das mulheres simples, sem nenhuma limitação, aquí nesse espaço tão poeta-lírico-transcendental-utópico-genial, onde fazemos as trocas, abstratas, concretas, tangíveis e iluminadas. Vamos sim, transformar o que pensam, imutável, num espaço-tempo desritualizado, (des)mistificado, onde cada um, cada uma que vem aqui, com suas minuciosas interpretações, expandem o corpus da sua convocatória, que sem nenhuma pretensão de originalidade, acaba por sê-lo, porque de tão genuína e comoventemente brasílica, “onilírica”, com os espaços éticos e estéticos, que estabeleces consigo e com o teu leitor, tua leitora, uma relação para além de conceitos, mas de afeto, concreto, conectado, atado... De natureza elíptica, o texto-convocatória, não é ambíguo, é claro como a luz redonda do sol, quando acorda as manhãs alaranjadas e pega fogo em cada um de nós. Textão esse seu!
Amplexos, vizinho!

lula eurico disse...

Outro amplexo forte e caloroso, vizinha. E grato por essas palavras.
Mas... os deuses tb nos cobram muito. Haja vista as prometéicas agruras. A lucidez do fogo nos cresta a alma. Quem busca fogo original tem de conviver com os abutres a lhes roer os flancos. rsrs
Por isso tudo, e não por modéstia, considero-me incapaz de ser esse vate escolhido dos deuses. Não suportaria tal fardo sobre os ombros.

Sou talvez uma antena, que vai reverberando as luzes dentro de uma caverna. Serão luzes ou apenas reflexos delas?

Abraço fraterno.

Éverton Vidal Azevedo disse...

Eurico eu sempre aprendo contigo. Nos poemas, nas associações com as imagens (percebi antes esse cuidado), nos seus comentários aqui, lá, por aí. Especialmente no comentário acima onde você fala do "refundamento" da alma brasileira. Eu gostei demais disso. E digo mais, essa brasilidade do se blog é o que me tras aqui.

Os brasileiros precisamos tomar consciência do que somos pra persistir em nosso sendo e construir o nosso futuro, se possível na contramão do mundo.

Olhe só, aqui no Amazonas, o nosso modo de ser é desvalorizado, ridicularizado por nós mesmos, enquanto abrimos os braços pra receber as coisas da 'globalização" (não a natural, mas aquela que destrói as características de culturas) como se fossem divinas. E assim a gente se perde de nós mesmos.

Você não é magalomaníaco, porque é uma coisa que dá pra fazer, está ao nosso alcance. E dias atrás eu abri a TV e vi uma missa, era a posse do Bispo de São Gabriel da Cachoeira, cidade do Amazonas fronteiriça a Colômbia, cuja população é mais de 90% indígena. E nessa missa, eu me emocionei até, os adereços, a liturgia tinha elementos amazônidas. E até na cantiga do povo percebia-se que eles se sentiam parte da igreja e uns dos outros.

Eu também partilho da sua empreitada. Poesia não é bem o meu forte, mas minha fé e vivência estão à disposição disso. Eu acredito que a religião tem o seu papel, e vital, nessa busca, nesse resgate da alma brasileira, acreana, amazonense.

Parabéns pelo trabalho.
Gostaria de saber quem é mestre Luís.

Abraço!
Inté!

Fabiano Silmes disse...

Cara isto sim que eu digo que é um texto viceral...capaz de fazer queimar corações & mentes...Um belo trabalho poeta!!

Abraços,


www.vortexproject.blogspot.com

lula eurico disse...

Éverton, amigo, estamos na escola da vida e nela aprendemos juntos. Estudamos juntos. Somos, portanto, colegas de turma. Eu, mais velho, sou um retardatário rsrsrs e tb aprendo com vc. Aprendo o que devia ter feito na minha juventude. rsrsrs
Mas, o Mestre Luís é esse aí de cima, o Luís Eustáquio Soares, do blogue http://corvadia.blogspot.com
ele é o meu padrinho na blogosfera, pois conseguiu me captar através de um email invasor que eu recebi tantas vezes que resolvi abrir. E era o blogue dele. Faz uns 3 anos isso. Tinha lá a receita de fazer um blogue e eu fiz esse meu rsrsrs Até hoje tou por aqui. Ele está com uma idéia de ecossocialismo, bem interessante. Tudo que vem dele me parece honesto e coerente. Por isso estou lendo sobre, entende?

Abraço fraterno.

Beti Timm disse...

Eurico, meu caro amigo, o que vem d'alma, é tão profundo, tão grandioso, que nos falta recursos para expressar, ficamos então no simples ato de só sentir. Mas façamos de ti o porta-voz, dessa profundidade e complexidade que trazemos no nosso interior, um poeta que traz nos seus versos, as amplitudes da vida.

Sou, uma pessoa que se não fala o que sinto, me vejo trancada, fechada por portas invisíveis. Quando venho aqui, me vejo perdida em meio a uma intelectualidade bonita, mas oposta a minha simples e parca sabedoria. Fico te lendo, e saboreando, pq mesmo não sendo fácil para mim comentar, tua alma e simplicidade, essa tua ternura, aqui me traz e aqui me prende. Sou ínfima diante da tua inteligencia e cultura, algo que aprecio por demais, na busca do meu saber, do meu aprender, mas sou igual diante da tua ternura e do teu coração imenso. Tinha que te dizer isso, para perdoares futuras disparidades que eu venha a cometer. Mas estou aprendendo contigo, com certeza!

Beijos da amiga e tua admiradora!

lula eurico disse...

BEtinha, querida, não me assustes. Não sou nada disso que dizes. Leio muito e só. Sou um bibliodidata rsrsrs Nem diploma tenho. O de te´cnico em Telecomunicações, jamais fui buscar, pq a ditadura vetou o nosso paraninfo: Dom Hélder Câmara. Pode? Fiquei sem diploma... rsrsrs Mas troco tudo isso que escrevo ou que talvez eu saiba de algo, por um coração sereno e a alma em sossego.

Abraço carinhoso e sincero.

Mírian Mondon disse...

Eurico, fiquei feliz com sua visita!
Alguns dias sem passar por aqui e encontro belas surpresas, magnificos poemas e belas imagens!
Pode ter certeza que seu blog é muito bem dosado, e sem dúvida um dos melhores no quesito conteúdo!

Grande abraço!

Dauri Batisti disse...

É por tudo isto que está dito, no poema e nos comentários que sempre digo: aqui se faz arte. Vir aqui é aprender, sempre.

Fernando Rocha disse...

Belo poema, goso do recurso da repetição do mesmo verso pra iniciar as esrofes.
Nós somos leitores do blog pisandoem flores, da Rose, como em dos posts, ela mencionou seu trabalho, decidi acessar su espaço para lê-lo, você entrou no blog dela, perguntando o meu endereço,aívai; www.neuroticoautonomo.ip.net

Rosemeri Sirnes disse...

Olá meu amigo Eurico, seu nome só já é poesia e você ainda enfeita ainda mais o dia. Obrigada pelo carinho de sempre. Eu insisto comigo em ser mais presente, mas ultimamente tudo tem sido culpa do tempo,sem nenhuma desculpa.


Beijo enorme de carinho especial.

Rosemeri Sirnes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
lula eurico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lula eurico disse...

Fernando,
não consegui abrir o teu blogue.
*******************************

Rosimeri Sirnes,
bom te ver.
Que os bons ventos fluminenses estejam sobre os teus caminhos, mesmo que vc torça pro Vasco ou Flamengo. Aliás, ninguém por aí escapa da brisa fluminense. Nem das tempestades.

Abraço carinhoso e fraterno.

Unknown disse...

Eurico, tem um selinho pra ti lá no blog, não sei se gostas mas decidi te homenagear, se não quiseres repassar, esteja à vontade.
Ótimo final de semana pra ti, beijos ;)

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDO EURICO, VOTOS DE BOM DOMINGO... ABRAÇOS DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA

loba disse...

ô meu deus! eu abro esta janelinha cheia de coisas pra dizer. aí, leio este monte de gente interessante e as suas mais do que interessantes respostas e tudo me foge!
Mas aprendo. Cada vez um pouco mais. E aprendo tb que inefável é o poeta que usa sua poesia para arregalar nossos olhos e se instaar em nossa consciência. Tu!
Beijo!

Regina Coeli Carvalho disse...

Olá
Tenho passado por aqui rapidinho, sem tempo de postar comentários. Ando correndo mais que o Coelho branco de Alice, rsrs. Porém mesmo com o tempo curto não deixo de deliciar-me com suas postagens.
Quando tiver um tempinho dê uma passadinha no meu Canteiro Terapêutico, http://canteiroterapeutico.blogspot.com/
Carinhoso abraço procê.

Vivian disse...

...meu querido poeta,
é sempre uma grande
honra recebê-lo lá no
meu cantinho que se torna
importante pela nobre
presença de tão linda
pessoa.

quanto aos teus posts,
curvo-me embevecida,
diante de tanta lindura...rss

toca-nos com a alma de poesia,
e isso é lindo.

adoro

bjbj

Paula Barros disse...

A sua escrita caminha por caminhos próprios, deixando marcas tatuadas em quem ler, trazendo a ancestralidade que nos habita, mexendo com a alma.

Eurico, o que você comentou hoje me deixou bem, emocionada. Foi muito bom sentir sua presença escrevendo daquele jeito. Obrigada!

abraços

lula eurico disse...

Paulinha Barros, vc é que me deixa sem jeito. Tua amizade é algo de bom que me deu a blogosfera.

lula eurico disse...

Dauri, amigo, sei que és generoso com tuas palavras.
Vou te contar um segredo: todos os dias decido não botar mais imagens aqui, nessa mixórdia de sons, palavras, cores rsrsrs
Postarei como o Dauri, digo com meus botões. Mas, não consigo. Sou escravo das imagens.
Minha meta, meu ideal de blog, então, é o Essa Palavra. Ali todas as imagens estão no que está escrito. Ali, sim, há arte e é literária.

Abraço fraterno e amigo.

Sueli Maia (Mai) disse...

Amigo querido.
Eu volto porque fico 'agoniada' sem novos textos teus ai vou lendo os comentários e são novos textos uma espécie de hipertexto. Só existe isso aqui, no teu blog que é cultura pura, pura.

Beijos, amigo.
Saudades d'ocê.

lula eurico disse...

Mai,
Não diga isso. O teu blogue é um belo exemplo de hipertexto. No Eu-lírico, o que acontece é que fico ruminando, feito quem está em terapia, e não para de processar as sessões na cabeça. Depois, vou soltando as associações de idéias, as imagens oníricas, a poíesis... rsrs

Éverton Vidal Azevedo disse...

Eurico,

Em breve estarei mais assíduo por aqui. Passei só pra deixar um abraço e ver alguma novidade.

Inté!