Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

segunda-feira, dezembro 26, 2011

GINETE (devir-agalopado)


Ao fundo: Paso Doble - Mantovani





eu não invento
um arte-
fato; estou 
no próprio arte-
fato
que (se) constrói
tritura
mói
rumina
depois, atiça
cospe, vomita;
estou na Liça,
isso-que-avança,
ginete e lança
guerra gregária
sou luta e dança
bellum sine bello
guerra sem guerra
em lances belos;
desejo, anelo
que se projeta
que se reinventa
sou esse estado
de sobressalto
nessa intra-estrada entre-
aberta,
cavalgo em alerta!
e enquanto troto
eu me desloco
e aloco vozes, eus
antevisões
convoco
forças plurais
pulsões
e invoco d’eus E
povoo o espaço
com multidões
faço e disfarço
forço o desforço
por todo lado
esses mil lados
esses meus lados
e em fuga, invado
a terra ao lado
uma outra terra
não mais agrária
terra não-terra
disforme e vária
e me desloco
(belo, sim, belo!)
feito um martelo-
agalopado
em campo aberto
por esse estro
lócus incerto/devir-cavalo
cruzo o deserto
cruzo, acasalo
re(po)-
voando...





Fonte da img:

7 comentários:

VELOSO disse...

Curtindo sua poesia e ouvindo ao Zé Ramalho cantar Nave Interior ... Naõ é de fora que a nave vem é de dentro da gente que a nave sai... Tudo de bom em tudo e em 2012 vamos continuar caminhando lado a lado!

Unknown disse...

Ai Eurico!

Me ensina a fazer poesias lindas assim!

Lúcidas e frenéticas!

Parabéns, poeta!

Que 2012 venha recheado de coisas lindas!

Beijos

Mirze

Dauri Batisti disse...

Estou por aqui, pela manhã, fazendo a leitura desse poema galope, e admirando sua arte. Bem faz você.PARABÉNS!

Um abraço forte

lula eurico disse...

Mirze, vc já faz poemas lindos.
Fico feliz pq vc se identifica com os que escrevo.

Abç fra/terno

lula eurico disse...

Grato, Dauri.
Eu diria arte-experimental, ideoplástica, conceitual.
Estou experimentando os fluxos que me perpassam e me deixando boiar nessa corrente. rsrsrs

Abç fraterno

lula eurico disse...

Veloso,
bom te ver por aqui.
Que tenhas dias felizes em 2012.

Rejane Martins disse...

das escotilhas, feéricas, fermata.