Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

terça-feira, setembro 15, 2009

No Taiti (Ou, no bolso do casaco da vovó)






















Sim,
Eu fugiria disso tudo aqui,
Agora mesmo, de manhã...
Fugiria qual Gauguin
Pro Taiti.

Ou me esconderia, faz-de-conta,
num daqueles grandes bolsos de minha avózinha
Lugar paradisíaco, em que ela guardava seus biscoitos
Ali, me abrigaria dos ventos de agosto,
E, à tardinha,
Ouviria Chopin, numa valsinha

Um grande bolso?
Ou uma bolsa?
Ah, imensa uma bolsa d’água!
Talvez fosse melhor boiar
numa lagoa azul primacial
E adormecer com ternura, no útero de Deus.

Hoje eu largaria tudo isso
Todos esses detestáveis compromissos
Pra ficar bem distante daqui
Ficar um instante
Sem mim.
Fugiria, ainda essa manhã,
Fazendo a mesma rota do Gauguin
E iria,
Ah, se eu iria..
Me embrenhar em um lugar chamado Taiti.


Imagem:
Paisagem Taitiana

20 comentários:

Passageira disse...

Amigo poeta! Seus últimos poemas estão nos distanciando, viu? rs...
Mas que coisa mais bela estes seus versos! Além de referências excepcionais, vc deu um ritmo tão gostoso que imaginei aqui uma melodia - tipo aquelas músicas infantis criadas pelo Chico, claro! Sem falar nas imagens, como o útero de Deus!
Amei, amei mesmo!!!
Beijos muitos

lula eurico disse...

Minha amiga, depois conto por email, as vibrações escondidas nessa melodia. rsrsrs

Abraço fra/terno.

Paula disse...

Ahh, amigo, eu também queria uma fuga dessas vez em quando... heheheh Pois é, é difícil mesmo fazer as coisas no ALmirante pq o pessoal é mt bagunçado. E Teté nõ bota um pulso firme. Por isso q td ano a gente fica naquele sai-não-sai com eles no Carnaval. Mas temos um carinho mt especial pela nação e por Teté tb e torcemos mt que alguém consiga dar um jeito de vez por lá. Quem sabe essa hora não tá chegando, hein? E o documentário q vc disse q ia fazer? Vai mesmo? Sim, meu nome é Paula! heheheh Abraço!

Dauri Batisti disse...

É linda a criatividade que te leva. Qualquer lugar, qualquer paisagem, qualquer beleza é perto. Fica logo ali, passando pelas tuas palavras.

Um abraço.

Max Coutinho disse...

Lula, o Poeta!!

Gauguin refugiou-se no Taiti e aí, deu asas à sua veia criativa (produziu trabalhos magnificos).

Este poema é incrível, na medida em que o leitor consegue sentir (juntamente com o poeta) o desejo de partir; a ânsia de escapar da loucura do dia-a-dia.

Muito bem reproduzido; e obrigada por esta pérola intelectual!

Um abraço

Jens disse...

Arrá, achaste a tua Pasárgada, Eurico.

Um abraço.

lula eurico disse...

Gente, vou lhes responder a todos aqui:
hoje estou com vontade de abraçar a todos vcs. Abraço mesmo, de verdade. Abraço de sentir as mãso nas costelas. rsrsrs
Uma ternura imensa está em mim. Conheci hoje uma garotinha de 6 anos, que me fez ficar assim. Qualquer dia desses lhes conto o motivo.
Mas descobri que Deus é útero, é mãe e não apenas pai!

ABraço fraterno em todos e todas!!! :)

Ilaine disse...

O que pode existir de mais aconchegante do que se abrigar no bolso do casaco da vovó? Ainda que seja apenas no faz-de -conta? E ouvir uma valsa? E quem sabe dançar? Ah, eu dançaria!

Em algum lugar... No taiti, no Brasil, em Copenhague... longe ou perto... Há braços que querem te abrigar. Venha!
Beijo

lula eurico disse...

Amiga Ilaine, querida. Há um lugar paradisíaco dentro de cada um de nós. O caminho até ele? A criança que ainda somos e negamos, por estarmos envolvidos na vida de adultos. rsrsrs
Mas o bolso de biscoitos da minha avó paterna é inesquecível. Sempre que passava perto dela, ela parava de fazer o seu crochê, e enfiava a mão no bolso, em olhava com um sorriso cúmplice e me estendia a mão com aquela guloseima. Eu, de minha parte, tudo o que me dessem de gostoso, corria pra ela e lhe dava um pedaço.
O bolso da minha avó é a doçura que hei de carregar comigo e que pretendo passar para os meus netinhos. rsrsrs

Abraço fra/terno.

Abraão Vitoriano disse...

poetar bonito e com repleto de nuances... é nisso que me amarro...!

abraços,
e gostei muito...

lula eurico disse...

Pode chegar, Abraão. A casa é sua.

Abraço fra/terno.

Vinicius disse...

Boa tarde.Lindo poema amigo.
Fugir de todas essas dores de cabeça contempôraneas , enraizadas por injustiças,brutalidades humanas e conformismo por todos, não deixa de ser inteligentes.
Um grande abraço .
E uma ótima quarta-feira.

Dauri Batisti disse...

FIQUEI FELIZ, muito feliz, com a notícia que você me deu. Deus!

Abraço forte.

Anônimo disse...

Pois é amigo,
e quem é que não quer fugir de vez em quando?
Bjs.

Regina Coeli Carvalho disse...

E eu fugi para seu "cantinho" e saio relaxada, música da melhor qualidade e a poesia nem se fala. Será que avós tem hábitos semelhantes? Minha avó sempre tinha biscoitinhos nos bolsos.
Obrigada amigo, viajei até a minha infância.
Meu abraço fraterno.

Éverton Vidal Azevedo disse...

Eurico,

Poesia de primeira, sem exagero. Um poema que ao dizer "eu fugiria" nao somente exterioriza um desejo teu, mas meu e de qualquer ser que "pise" aqui.

E eu largaria sim, deixaria tudo pra trás pra mergulhar na rota de Gauguin, cabra que admiro e que até ando tentando imitar rs.

Deixo-te um abraço amigo.

Paula disse...

Pois é, amigo, embora minha família inteira seja pernambucana, inclusive meus pais, a minha pernambucanidade é mais inxerimento mesmo! heheheh Sou apaixonada por essa terra e decidi que seria nordestina por opção. Pode contar conosco pra o Ponto de Cultura, será uma felicidade poder ajudar. Concordo que o Almirante esteja precisando de um resgate e precisa também pensar menos em $$$! Além do audio-visual que mais cursos o Ponto vai oferecer? Bom fds! Abraço!

lula eurico disse...

Paula, amiga,
o Almirante vai oferecer á comunidade, e ao público em geral cursos de Informática Básica, Audio-visual, Percussão, Dança, Fabricação e conserto de alfaias; Corte e Costura, voltado para vestimentas do maracatu; esses são os cursos, que, devido à demora na reforma do prédio, ainda não estão acontecendo. Creio que mês que vem tudo estará pronto.

Abraço fra/terno.

Unknown disse...

Amigos, venham conhecer o novo blog que estou inaugurando hoje, o link é:
http://crescerdatrabalho.blogspot.com/

Espero por vocês lá.
Beijos

Rejane Martins disse...

...é que sempre tem uma verdade intrínseca nos teus versos que me põe a te admirar cada vez que venho ver-te.