Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Por uma cultura de paz!

Não acumulem mais ódios. A espiral da violência, ensinava Dom Hélder Câmara, é interminável. Só os gestos e iniciativas de reconciliação e paz podem interrompê-la.
*******************************
Pelas crianças, pela população civil, pelos velhos, pelas grávidas e pelos enfermos,
pedimos o imediato cessar-fogo bilateral em Gaza!

21 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDO EURICO, UMA GUERRA SEM JUSTIFICAÇÃO ALGUMA... MATAR INOCENTES, CRIANÇAS, PESSOAS DE IDADE, QUE NENHUM MAL FAZEM... TENHO MUITA PENA, MAS SÓ POSSO MPOSTRART O MEU DESAGRADO ATRAVÉS DE SIMPLES PALAVRAS... UM GRANDE ABRAÇO AMIGO...
FERNANDINHA

Cecília disse...

Que post Lindo...

Um cessar-fogo bilateral em Gaza, seria maravilhoso!

Beijos

Shirley disse...

Tão bom seria se eles pelo menos nos ouvissem... Enfim!!!
Grande beijo!
PS.: tbm gosto muito do Bagno, e li recentemente A língua de Eulália e Preconceito linguístico - muito bons! ;-)
Shi

Pernambucanos Arretados disse...

Um belo começo de ano...

Dauri Batisti disse...

Sabemos tão pouco dos interesses das guerras. sabemos tão pouco do poderio das armas. Como os que morrem em Gaza e Israel morremos também longe do que manda e desmanda no mundo.
Não há saída senão fazermos uma opção cotidiana pela paz onde estamos, onde vivemos, onde temos um pequeno, mas importante poder, o de amar.

Abraço.

Paz pra todo mundo!

Cecília disse...

Eu Aqui mais uma vez...

Amigo Eurico,
Tem uma coisinha pra você lá no blog.
Espero que goste!
Beijão!!!!

. Gurgel. disse...

ohh
meu amigo
desejo para você toda a felicidade e realização que procuras também!!
-> obrigada pelo carinho

FERNANDA-ASTROFLAX disse...

QUERIDO EURICO, DESEJO-TE UMA BOA SEMANA... DEIXO-TE UM GRANDE ABRAÇO DE CARINHO,
FERNANDINHA

Sueli Maia (Mai) disse...

Olá, amigo-querido.

Finalmente consigo um pouco da paz-de-mim, para comentar com o carinho e o respeito que sempre mereces.
De fato a imagem deste ícone de algumas gerações, sobretudo daquelas em anos de chumbo e resistência, em nossas terras, é fabulosa. somente tu, irias lembrar.
Entretanto este é um instante especial para a humanidade se rever.
Porque eu penso, não faz muito tempo, assistimos uma Guerra ser deflagrada, no médio oriente, sob justificativas que se configuraram como falsas.

Sabemos quase nada sobre este tudo absurdo mas outro dia li um comentário no texto GAZA que postei, um leitor me perguntou: ' o que terá no sub-solo de gaza?'....

Pensemos a paz, com todas as vertentes que a envolve.

Carinho, sempre.
amigo de infância....

Ester disse...

Oi amigo Eurico,

vc me adicionou para seguir meu blog no Esterança. Tive um problema com meu antigo endereço, o blogue continua o mesmo, mas com outra URL:


http://esteranca.blogspot.com

(sem cedilha)


Por favor, adicione-me de novo, sua presença em meu blogue é imprescindível!


Obrigada e desculpa o transtorno!


abraços da ESTER.

Katia De Carli disse...

Querido Eurico
Entrei para deixar um beijo...
E fui lendo, e descendo, e lendo e mais, e ficando...
Nossa! Quanta escrita para por em dia (é assim mesmo, né? comeram o acento...)
Estão excelentes todos os posts, não posso escolher um favorito.
Adorei as explicações ao Compadre, ao nascido pelo comentário da Boca, do repúdia à insandade em Gaza... Tudo!
Desculpe a ausência prolongada... tenho cá os meus motivos, mas isso viraria uma carta!
beijos

Paula Barros disse...

Oi, amigo

É um absurdo a tudo que assistimos sem termos voz suficiente para fazer parar.

abraços

Loba disse...

Poeta, cuidemos da paz sim. Meu grande desejo é que saibamos fazê-la cotidianamente. E que os pequenos atos sejam repetidos infinitamente...
Beijos, viu?

. Gurgel. disse...

ohh !!Sir. eurico
eu nem pensava mais em colocar isso. por que é muito antigo, e com o passar do tempo eu achei infantil e fútil.

andei dando uma lida e resolvi por apenas por alguns itens serem verdadeiros.

é seria otimo colocá-los em prática.
além de dar certo aumenta a auto-estima pessoal !!

-> obrigada pelo carinho!

abraços amigos e fraternos!

Cecília disse...

Oi Meu Amigo!!!

Olha, do jeito que estou animada se existir patente mais alta vai ganhar sim... Rsrs

Beijão

Paulo Roberto disse...

Oi.
Obrigado pela visita la no blog.
Teu blog é cultura pura
Parabéns pelos textos!


A paz que procuramos é Jesus,
As pessoas enquanto não tiverem Jesus, nunca terão paz.
Obs. Não sou evangelico, Sou Católico!

Ganhou mais um leitor.
Um abraço.

Ester disse...

Oi Eurico,

é sempre uma alegria sua visita,
muita paz para todos nós!!


.
.
Ester,

Paula Barros disse...

Oi,
Estou envaidecida e envorganhada...você acompanhando meus comentários ...rsrs

Eurico bom dia para você e família.

abraços

dácio jaegger disse...

Eurico, penso que é o motivo da força maior que desde a criação do Estado de Israel e a não criação do Estado da Palestina confronta as duas nações, os israelitas e os palestinos. Os temperos sectários cada vez mais utilizados separa a Cisjordânia(em paz) de Gaza (esta com liderança opulentameante odiosa já que o povo vai buscar trabalho em Israel). Movimentos e orações não tem encontrado eco no Hamas, mas encontram no Fatah. E agora? Um abraço

Elcio Tuiribepi disse...

Olá Eurico... apareça sempre que puder ok...Falar de Gaza é uma tarefa difícil, lógico que a guerra tornou-se desigual, mas o pior de tudo é ver estas imagens...sei lá...na verdade nos sentimos impotentes diante de tudo...tempos atrás fiz uma poesia sobre os homens bomba quando eles ainda metim medo em Israel, hoje sequer conseguem entrar por causa dos muros...no fim quem sofre as consequ~encias são os civis, os maiores prejudicados...um grande abraço

Ava disse...

Invasão virtual...rs
Aqui vim para te conhecer...
E que forte seu Blog.
Assuntos que muitos tentam esquecer...
Mas que são esfregados em nossa "cara", pelos jornais, tvs, internet...
Estão aí, e não dá pra fugir!

Parabéns!


Beijos avassaladores