Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quinta-feira, janeiro 01, 2009

Canção do Mar - um déjà vu?

















Canção do Mar
na voz de Dulce Pontes

Fui bailar no meu batel
Além do mar cruel
E o mar bramindo
Diz que eu fui roubar
A luz sem par
Do teu olhar tão lindo

Vem saber se o mar terá razão
Vem cá ver bailar meu coração

Se eu bailar no meu batel
Não vou ao mar cruel
E nem lhe digo aonde eu fui cantar
Sorrir, bailar, viver, sonhar contigo
Vem saber se o mar terá razão
Vem cá ver bailar meu coração

Se eu bailar no meu batel
Não vou ao mar cruel
E nem lhe digo aonde eu fui cantar
Sorrir, bailar, viver, sonhar contigo


***********************************

Anda reverberando em minh'alma essa prosódia, esse sotaque , essa silabação encadeada, entre linguodental e bilabial, da fadista Dulce Pontes,
em que oiço, ao longe, feito em déjà vu, canções mediterrâneas.
Ruas de alfamas, vielas da mouraria: um espi/olhar arqueológico (em velhos álbuns),
ou mesmo um curiosear deambulatório à Fidelino de Figueiredo:
O que tens minh'alma que buscas povoações celtíberas,
campanários góticos, balcões moçárabes?

O que ecoa ao norte de mim mesmo, o surdo ribombar das legiões romanas sobre a Ibéria?
O que oiço em lembranças do não-vivido?
O hinos sacros do Eurik, que de seu presbitério, vislumbra o alarido de Tárique, acometendo sobre um Ruderik enfraquecido:
Allah hu acbar!

Tudo isso e a algaravia do miscigenado vozear dessas culturas que permeiam essa, subitamente antiquissima (al moiraria...), Canção do Mar,
com que retorno à língua mátria,
rumo à frátria...
Não à frátria ateniense, belicosa e armada contra o Outro,
mas à fraternidade tribal e irmã.
Rememoro aqui, outrora e agora ,
aquela arcaica voz, serena e lusitana,
de, quem sabe, um Quinto Império, lusófono e espiritual.

***************************************************
Para ouvir de a Canção do Mar com Dulce Pontes clique em:


***************************************************
Postar um comentário