Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

sexta-feira, agosto 29, 2008

Ave, Palavra: um poema em prosa





(...) E te quero. Mas não te quero gênero, número ou grau. Te quero passarinhos. Assim, plural. Quero nossas asas formando triângulos no infinito das letras. Quero nossas sílabas em qualquer língua, em qualquer hiato, em qualquer entrelinha. Te quero diverso - verso ou inverso - desafinando as minhas certezas, adomingando as minhas segundas ou incendiando a minha sensatez. Mas nem sempre terei o que te dizer. Sou palavra sempre à beira do despertar. E quando não desperto, sou espanto, sou mudez, sou entretanto. Ainda assim, te quero céu, inferno ou mar, para comigo contar as estrelas, queimar em fogos de artifício ou mergulhar nos abismos da palavra.(...)


Fonte do texto:
Autora: Euza Noronha
*******************************************
Fonte da img.:
***********************************************

11 comentários:

lula eurico disse...

Esse mergulho nos abismos (que chamam outros abismos) da Palavra,
esses pássaros plurais, essa ubérrima prosa, Loba amiga, tinha de ser repartida, como se reparte o pão. Aqui está o teu texto, Poeta. E é coisa pra se guardar, no lado esquerdo do peito!
Abraçamigo e fraterno.

Canto da Boca disse...

Eu como tu, sou partidária dessa divisão.

Esse texto é muito bonito. O que causou em mim, deixei na Loba.
Abraços.
;)

Dora disse...

Esse fragmento da fala da Loba é talvez o mais significativo do estilo dela. Abuso de metafóras sempre plenas de mil sugestões e caminhos.
É uma escrita poética, com as figuras originais que ela emprega, elevando a emoção a um alto grau, ou seja, é a definição da boa literatura!
Abraços a ela e a você que a soube "escolher" para figurar no seu espaço luminoso.
Dora

Luis Eustáquio Soares disse...

olá, amigo, belo texto, como sempre, que vc, com a gratuidade do horizonte, enquanto os há, nos oferta...
meu abraço
luis

Loba disse...

Ave, Poeta! A eterna (e agora surpresa) aprendiz te saúda!!!
Pois é, não sou humilde, vc sabe, mas hj é com humildade que te agradeço. Nunca me pude imaginar aqui (e vc sabe bem porquê!), então é felicidade surpresa por demais, viu?
Um beijo

Jens disse...

Oi. Eurico.
Sou um novato por aqui, mas já vi que vou gostar. Um camarada que destaca a parte mais significativa, poética e existencialmente falando, do texto da fada Loba, só pode ser um bom sujeito. Aliás, explorando o teu blog, percebo que fazes parte de uma estirpe nobre, nem sempre reconhecida, a dos bons poetas. Assim, receba meus parabéns pela tua sensibilidade. A poesia, hoje e amanhã, é necessária.
Ah, claro, congratulações para a Loba também, por ser a maravilha que é.
Um abraço.
Voltarei.

lula eurico disse...

Lobita, não fiz nada demais. E fiquei pensando na minha ousadia de extrair fragmento de um texto tão completo no que queria dizer, entende. Mas, sou abusado, né?
E ao Jens, seja muito bem vindo. Os amigos da Loba Romana são meus também.

Ilaine disse...

Eurico!

Você e Loba!
Que idéia maravilhosa postar o texto dela aqui. É magnífico!

Mas este seu comentário aí em cima Eurico, é igualmente lindo. Que bom que tenho amigos que escrevam de forma tão especial. E sinto-me imensamente feliz por ti, por Loba, por Dora, por Luis... Que bom tê-los encontrado!

Beijo

Loba disse...

Eurico, hj venho menos emoção (embora seja dificil dissociar-me na essência) para te agradecer. Não apenas por ter trazido meu pedaço mais bonito, mas especialmente pelo como me recebeu aqui. Este comentário-apresentação me deixa vaidosa, muito mais do que deveria! Mas pecar é a natureza dos humanos. Então peco com um prazer imenso, viu? rs...
Um beijo demorado e carinhoso!

Estella Maris disse...

Lindíssimo...
Convido-o para uma visita quando tiver tempo.

bjs

Estella Maris disse...

Obrigada pela visita, agora estou melhor, mas se ler meus posts antigos verá que passei por muito, achei lindo o seu blog vou visitar sempre tbm!!!