Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

domingo, junho 01, 2008

Mitopoese V: CONCEIÇÃO



Boiar
na água azul primacial...
Sentir
a fonte cálida e vital...
Buscar
raios da luz inicial...
E ser,
apenas Ser,
no amanhecer essencial...

Brotar
do alvéolo, n/ovo original...
Saber
desse regaço maternal...
Ouvir
cantar a ave inaugural...
E ser,
apenas Ser,
num alvorecer atemporal...



Eurico
poema sem data

Fonte da imagem:

12 comentários:

Dauri Batisti disse...

Boiar, sntir, buscar e ser no amanhecer.
Brotar, saber, ouvir e ser no alvorecer.
Sempre qe leio seus poemas tenho a impressão de ver uma peça de um lapidador, com horas gastas no fundo de uma oficina.

lula eurico disse...

No fundo de uma oficina, sim Dauri, a martelar repetidas vezes a idéia única, araponga monocórdia, que insiste sobre o mesmo tema, com as mesmas rimas, obssessivamente. rs
Sou prisioneiro dessa oficina, Dauri, e um abutre sobrevive de roer as minhas pobres vísceras.
Grato pela tua visita.

Carlinhos do Amparo disse...

Compadre, parece que estou a ouvir o cravo monocórdio, com que insistes no teu tema. Deve ser um berimbau arcaico, espécie de clavecino, com que tentas extrair a melopéia das origens do Ser. Tinha de ser o plectro de Pitágoras, já que estás mergulhando nesse misticismo...rsrsrs
Abraço e muita paz.

mari lou disse...

"Buscar
raios da luz inicial"

tb adoro o mar, a água, o movimento das coisas dentro dágua... é tudo tão gostoso! adoro! ruim d morar em garanhuns agora é q sinto muita falta do mar d maceió.... e nem sempre tenho grana pra ir.

mas qdo vou, é d praxe, vou sozinhazinha pra uma praia q gosto mto lá q é deserta, perto d uma vila d pescadores. ipioca o nome. vou só, boiar, sentir o cheiro da maresia, a textura da areia, buscando justamente isso q vc relatou no poema: útero, estar d volta ao meu lugar, literalmente.


bjo, qerido, obrigada pelo carinho das suas visitas!

Dora disse...

Que foto magistral! Ela colhe o olhar, no pórtico do texto-palavra, mas, já inundou a alma antes de descobrir a grafia que a segue...
E a Conceição se faz. Ou se re-faz, na beleza de tudo que é inicial, uterino, primordial, líquido. O Ser concebido se delicia nas águas maternas, e, recém-saído do ovo, ele já É...
Nesse poema, entendo a chamada "saudade do útero"! É a suadade do "paraíso" do qual somos expulsos, para completar a existência...
Eu deliro aqui? rs
Beijos.
Dora

lula eurico disse...

Bem-vindas, Minina e Dora!!! Os dois comentários se completam.
A busca da praia deserta, a busca da solidáo com a natureza, é uma uma busca mais profunda, a busca das origens do Ser. E vc não delira, Dora Vilela: Deus é um útero!!! Deus é mãe!!!

RENATA CORDEIRO disse...

Caberia o "grito primal", meu empático amigo. Hj analisei um filme que vc já deve ter visto. Postei sobre Excalibur. Vá lá. wwwrenatacordeiro. blogspot.com/
não há ponto depois de www
Bj,
RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO

Jacinta Dantas disse...

De todos os verbos, o Ser, que se é no amanhecer e no alvorecer.

Loba disse...

Não preciso comentar o poema (vc já sabe que sou apenas conversadeira), mas aproveito pra contar de mim!
Tenho minhas origens na água, eu sei. Nela me vinguei e muito além das águas uterinas. Meu útero foi o mar, com certeza. Porque é nele que me faço Ser.
Por isso, atravesso tantas montanhas em busca dele, viu? rs...
Saio boiando... pra me sentir brotando poesia!
Beijoconas

Anônimo disse...

Nossa, que belíssimo.
Adorei o blog, os poemas... tudo!
Voltarei também...
bjos

RENATA CORDEIRO disse...

É lindo, como eu já o disse. Preciso de um favor empático seu. Que vc comente meu úlçtimo post e este que acabo de fazer . Você entenderá por quê. Desculpe-me, mas tive de fazer um novo post hj, tão perto do anterior, porque essas resenhas serão publicadas pela USP dentro em breve, então tenho que correr. Peço a sua compreensão e que vc ponha um comentário, caso contrário não haverá publicação.
wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
não há ponto depois de www
Um beijo,
RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO

RENATA CORDEIRO disse...

É muito profunda a sua abrodagem, preciso voltar, meu empático amigo.
Postei 2 coisas num post só. Vá lá, preciso dos seus comentários.
wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
não há ponto depois de www
Um beijo,
RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO
RS: GOSTO DO SEU BLOG. QUANDO ESTIVER CANSADA, VIREI AQUI PARA RELAXAR!