Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Aurora (modinha)



imagem google


Flores rubras
debruçadas sobre o rio,
espelho d'água contra o casario...

E me perguntam: por que lirismo?
Não é essa a terra do João Cabral?

Posto que sim. Mas afinal
Vi/ver é escolha:

Uns vêem sarjetas.
Outros, entulhos;
Um cão sem plumas,
lama e fedor.

Questão profunda,
de nervo ótico,
niilismo exótico,
ou mal de amor?

Eu escolho a Aurora
E os flamboyants.
As flores rubras.
Tu não as vês?

Lirismo é isso:
um olhar molhado,
emocionado,
uma embriaguez .

Lirismo é encanto,
voz de quem ama,
enamorada ilucidez.

Eu vejo a Aurora
Luz da manhã.
Sol, cores rubras
e os flamboyants.

28 comentários:

Anônimo disse...

Tu deste às "plumas", cores e pétalas; e o rio, vaidoso, "fulôresceu".
Lirismo é íris, é cílio caído de beleza no olho do poeta.

[Inevitável cantarolar, agora, o Alceu Valença:]

"Lembro um flamboyant vermelho
No desmantelo da tarde
A mala azul arrumada
Que projetava a viagem"

Beijos com sotaque e tudo!
.
.
.
Katyuscia

Ilaine disse...

Sim, eu as vejo: as flores rubras debruçadas sobre o rio... os flamboyants e a luz da manhã. Escolheremos, pois, o lirismo, a embriaguês. Esse é também o meu olhar.

Poetinha, muitas cores, muitas flores nesta aurora resplandescente.

Abraço e
Saudades!

lula eurico disse...

Kanauã,
como é bom te ler com sotaque. O sotaque é o aconchego dentro da Língua-mãe, da Mátria...

Abraço fraterno e um cheiro bem pernambucano!

lula eurico disse...

Eu tb, amiga Ilaine, querida!
Mas estou voltando aos poucos e visitando aos poucos os blogues de amigos. Ainda não posso teclar por muito tempo...rsrsrs

Abraço fraterno.

Jens disse...

PQP!, que baita poema, camarada Eurico. Bela maneira de vi/ver o mundo. Parabéns!

Um abraço.

Zilda Santiago disse...

Bom te ver com saúde e um belo visual seguindo o poema.Parabéns.Saúde e paz!!

lula eurico disse...

Camarada Jens, essa flor rubra lembra um grande time... vc sabe qual é? rsrsrs

lula eurico disse...

Zilda,
fico grato pelas tuas palavras, sempre generosas e reconfortantes!

Ilaine disse...

Eurico, voltei aqui e vi...Ai!!!
Perdoe o erro na palavra "embriaguez" em meu comentário.
Bjo

lula eurico disse...

Ora, amiga Ilaine, não por isso...rs
Fica à vontade neste blogue. Aqui vc está em casa.

Dauri Batisti disse...

... é verdade, eu que renunciei à escrever poemas por um tempo que talvez seja longo, concordo, "é isso: um olhar molhado, emocionado, embriaguez".

Lindo demais, um flamboyant de poema.

lula eurico disse...

Dauri, meu irmão mais moço,
bom te ver...

Fui te ler em prosa e vi que o teu texto tem a mesma força poética d'Essa Palavra, enquanto poesia.

Salve, Poeta!

Abraçamigo e fraterno.

Sueli Maia (Mai) disse...

Auroras e flanboyants - embriaguês e ilucidez. Poesia vívida.
Beijos, amigo.

Sueli Maia (Mai) disse...

Você me comove.
É rico, é lírico é amigo, Eurico.

Fica bem!

nd disse...

Oi !!! finalmente encontro alguem de minha cidade !!!!
Que maravilha !
Vim lá de Paula Barros, uma blogueira e cheguei aqui.

Depois volto c/ mais calma, sabe como é....hoje é sábado, dia de sair as compras, vou fazer supermercado, pois minha geladeira só tem água !!!

Mas volto mais tarde,

Grande abraço !

http://ndbandeira.blogspot.com/

lula eurico disse...

Bandeira,
aqui tem a Zilda, a Paula Barros, e até a Mai, que mora no Rio, mas também é pernambucana.
No entanto, pode acessar os outros blogs amigos. De norte a sul, só tem gente amiga, generosa e fraterna... rsrsrs

Seja bem-vindo!

lula eurico disse...

Ah, Bandeira, tem também a Kanauã, pernambucana da gema e com textos belíssimos. Visite-a!

Valdeir Almeida disse...

Mais um belo poema. Parabéns.

Abração e uma ótima semana pra você.

Soninha disse...

Olá, Eurico!
Lindo poema! Maravilhoso!
Eu vejo as flores rubras e uqero ve-las sempre...
Quero ver as flores e tudo de bom que a natureza tem.
Parabéns!

Você ficou bom? Está melhor?
Espero que sim.

Excelente trabalho a você.
Muita paz! Beijosssssssss

vieira calado disse...

Pois é....

Você é lírico!

Um abraço

Andreia Alves disse...

Olá companheiro, saudades de ti...
Rubra é a rosa dos teus sonhos, rubro é meu time de coração, rsrsrsrs
Eurico meu amigo, meu bloguinho esta completando um aninho e estou lançando minha primeira blogagem coletiva,e ficarei imensamente feliz com tua honrada presença.
O tema é muito bom e de muita importancia para todos nós.
Será neste dia 28 e conto com você, viu!
Dê um pulinho lá no blog para ver os detalhes.
Beijo na alma querido Eurico e fique com Deus...

Andreia Alves disse...

Eurico meu anjo, estava logada com o blog errado me desculpe.
O link é
http://andreia-devaneios.blogspot.com/
Beijos na alma e te espero nesta festa hein!

Miguel S. G. Chammas disse...

Eurico, recebi o abraço que me envou e fiquei muito contente por tua lembrança.
Num aromo de folga vim ler esse encanto de poema e te desejar uma total recuperação.
Apareça amigo.

Valdeir Almeida disse...

Eurico,

Estou voltando aqui para lhe desejar um ótimo final de semana.

Abraços.

Claudinha ੴ disse...

Olá Eurico!
Lirismo são suas flores de palavras vermelhas que debruçam sobre estes rios caudalosos que nos traz.
Um beijo.

Cecília disse...

Perfeito seu poema!
Estava sentindo falta de te ler!
Adorei a foto!

Beijão!!!
Tenha um ótimo final de semana!

Paula Barros disse...

Eurico, esse poema deve concorrer a algo sobre Recife. Deve ser enviado para ser publicado.

Adorei, me emocionei.

E ver é realmente essa escolha.

beijo

lula eurico disse...

Cecília, que bom te ver!!! Nosso Sport vai bem, né? Mesmo na segunda. Como dizem alguns, o amor não tem divisão. Sou Sport na primeira, segunda, terceira. Onde quer que o Leãozinho esteja, lá estará o meu coração. rsrsrs

E os estudos?
Te desejo sorte e boas provas.