Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

terça-feira, abril 22, 2008

Ainda o efeito poético



e pra que este blog não tenha fixação no umbigo do autor...
eis um exemplo de lirismo, ou de súbito acréscimo de receptividade:




Terra
Caetano Veloso


Quando eu me encontrava preso
Na cela de uma cadeia
Foi que eu vi pela primeira vez
As tais fotografias
Em que apareces inteira
Porém lá não estavas nua
E sim coberta de nuvens
Terra, Terra
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?
Ninguém supõe a morena
Dentro da estrela azulada
Na vertigem do cinema
Mando um abraço pra ti
Pequenina como se eu
Fosse o saudoso poeta
E fosses a Paraíba
Terra, Terra,
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?
Eu estou apaixonado
Por uma menina terra
Signo do elemento terra
Do mar se diz terra à vista
Terra para o pé firmeza
Terra para a mão carícia
Outros astros lhe são guia
Terra, Terra,
Por mais distante
O errante navegante
Quem, jamais, te esqueceria?
Eu sou um leão de fogo
Sem ti me consumiria
A mim mesmo eternamente
E de nada valeria
Acontecer de eu ser gente
E gente é outra alegria
Diferente das estrelas
Terra, Terra,
Por mais distante
O errante navegante
Quem, jamais, te esqueceria?
De onde num tempo num espaço
Que a força mande coragem
Pra gente te dar carinho
Durante toda a viagem
Que realizas ao nada
Através do qual carregas
O nome da tua carne
Terra, Terra,
Por mais distante
O errante navegante
Quem, jamais, te esqueceria?
Nas sacadas dos sobrados
Da velha São Salvador
Há lembranças de donzelas
Do tempo do imperador
Tudo tudo na Bahia
Faz a gente querer bem
A Bahia tem um jeito
Terra, Terra
Por mais distante
O errante navegante
Quem, jamais, te esqueceria?
Terra...






Fonte do texto:
http://www.revista.agulha.nom.br/velo.html#terra

6 comentários:

Jacinta Dantas disse...

Por aqui, também, a exaltação da terra. Bela escolha você faz traduzindo o encantamento pela terra nas palavras do Caetano.
Um abraço
Jacinta

* hemisfério norte disse...

:)
Hoje tem camarote especial para o pessoal de Ondina. assista ao bailado em http://miniminimos.blogspot.com/ fazendo PLAY
Bom espectáculo
bj
a.

Ilaine disse...

Eu estou apaixonado por uma menina terra...

Linda homenagem. Que bom caetanear aqui em teu blog, Eurico. ótima escolha!

Abraço

Loba disse...

belissima escolha. eu amo caetano! isso mesmo, com todo exagero do mundo! rs... e esta letra é uma das mais lindas homenagens à terra-mãe!
beijocas, poeta

Germano Viana Xavier disse...

Saudações, Luiz!
Passei por aqui e gostei muito de teu espaço.
Deixo um abraço de força e de vida.

Germano
www.clubedecarteado.blogspot.com

Luis Eustáquio Soares disse...

esperanças, que a consciência cósmica,contraponteada pela prisão, de fato é uma achado e tanto do caetano, que nos mostra ampliando-nos para mais dominar-nos, e prender-nos, enquanto a imaginação, a criação e a inteligência estiverem sendo colonizadas por centros de poder.
meu abraço de bom final de semana
luis