Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

terça-feira, outubro 20, 2009

DORA





<


















Fico com a beleza da resposta das crianças:
E a vida?
É bonita e é bonita!
....................Gonzaguinha



Naquele estranho dia
Procurei os meus chinelos sob a cama
E tive a surpresa do abismo:
A cama deslizava pelo espaço
E havia anos-luz entre os chinelos e o meu braço.

Mais estranho ainda foi saber que a mesa do café
Girava junto com as cadeiras,
Junto comigo inteiro.
Meu ego e a xícara
Atravessávamos Peixes, quase adentrando em Aquarius.

Corri até a janela e o Sol me parecia maior do que Sempre.
Numinoso!
Pronunciei essa palavra automaticamente
E senti a água de meu corpo se agitar,
Como se agita a flor d'água ao receber o impacto de uma pedrinha.

Foi mesmo um dia estranho.
Descobri que sou um emaranhado de energia
E que a realidade é um feixe de possibilidades.
Isso até hoje me faz rir (de mim?).
Escolho o riso entre as minhas realidades possíveis.

Creio que eu jamais escolheria entrar naquele trem
Se estivesse no lugar da Dora Orecife.
Falta-me algo mais profundo:
O amor não-sexual, aquele que transcende a dor.
Que vence o amor a si mesmo.
O desapego dos iogues;
Dos mártires hagiológicos.
Eu sei que não entraria naquele trem, como fez a Dora.
Porque me amo extremadamente.
(Como é estranho esse amor que me lança, dia após dia, em direção aos meus chinelos).
E não é esse amor por mim, o que torna a vida uma bela película.

Já o amor de Dora Orecife é solar:
Uma espécie de amor que inunda tudo com reverberações holísticas,
Que se doa até a própria extinção;
Como o amor que faz girar os planetas
E mantê-los em órbitas;
E que os mantém aquecidos por translações inteiras.
O amor que dessaliniza as águas do oceano e as faz chover sobre os continentes.
O amor da fotossíntese.
Da grande síntese.
Pode-se ver esse Amor da minha janela há alguns bilhões de anos.
E ele faz girar vertiginosamente minha alma e essa xícara de café.
Esse Amor me faz sentir que a vida é bela
Mesmo em círculos.
A vida é bela.


Fonte da imagem:


11 comentários:

Anônimo disse...

Muito lindo Eurico!
Estava com saudades de vir aqui. Já coloquei a leitura em dia.
Bjs.

lula eurico disse...

Grato, Fátima.
Bom te ver.

Abraço fra/terno.

Sueli Maia (Mai) disse...

Como é bom reler você, amigo.
E como é bom!
Beijos e muita energia.

Dauri Batisti disse...

Em círculos, em cérculos,
ascententes círculos, espirais.

Lindo Eurico, parabéns.

Um abraço.


SAUDE! Tim, tim!

Jens disse...

Intenso o amor de Dora, camarada Eurico. Uma espécie de amor em extinção - à exceção, é claro, do infinito amor de mãe.
****
"Escolho o riso entre as minhas realidades possíveis."
Clap! Clap! Clap!
***
Um abraço.

Paula disse...

Quantas imagens lindas!!! Por um instante, visualizei aquela cena de O Mágico de OZ quando a cama começa a girar e tudo gira! Amigo, um pronto restabelecimento pra vc! Fica bom logo! E obrigada por avisar sobre o Ponto de Cultura, se pudermos, estaremos lá, comc erteza! Beijo.

Paula disse...

Quantas imagens lindas!!! Por um instante, visualizei aquela cena de O Mágico de OZ quando a cama começa a girar e tudo gira! Amigo, um pronto restabelecimento pra vc! Fica bom logo! E obrigada por avisar sobre o Ponto de Cultura, se pudermos, estaremos lá, comc erteza! Beijo.

lula eurico disse...

Que bom ter vcs por perto. Ser lido é algo delicioso. Partilhar idéias, emoções. Chega o tempo em que temos camadas geológicas, arqueológicas de amizades. AS da infância, em que sítio se esconderam? rsrsrs
Tenho vcs e vcs são o meu agora possível. Não liguem pras minhas maluquices, ando meio quântico. kkkk

Abraçamigo e cordial.
Ah, tin tin: saúde!!! Muita saúde!!!

Zilda Santiago disse...

Belo textos e obrigada pela parte me toca lá em Luiza..Bjs no coração conterrâneo sumido!

Ilaine disse...

"Escolho o riso entre as minhas realidades possíveis."
O que nos é possível, o que enxergamos, o que queremos, o que alcançamos. Se somos como Dora, se entramos neste trem ou não?! O riso é uma grande escolha, ele é um bálsamo para a alma. Lindo é o maor de Dora.

Eurico, maravilhoso vir aqui e te ler... Obrigada por isto!
Abraço daqui!

Rejane Martins disse...

Impressionante as viagens que propões nos versos, Eurico, com ou sem chinelos.