Uma Epígrafe



"...Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular para vender."...[Alfredo Bosi, in O Ser e o Tempo da Poesia, p. 133]

quarta-feira, abril 16, 2008

Lirismo reflexivo: Ecos do Eco



Ecos do Eco ou A Borboleta
comentário do Carlinhos do Amparo


Em seu Pós Escrito ao Nome da Rosa, Umberto Eco,
com requintado bom humor, sentencia que
o autor deveria morrer ao concluir a sua obra,
só para que não pudesse comentá-la,
tampouco, interferir nas interpretações dos seus leitores.
Por isso, creio eu, não deve o artista intentar
fazer a crítica de sua própria obra, por temerária e inútil.

No entanto, nessa mesma obra, diz Eco,
que não há óbice em explicar como e por que se escreveu.
Acerca do processo criativo se pode tratar sem receios.
Pois é exatamente isso que faz Eco no pós-escrito da sua obra magistral:
Interessante o trecho sobre A Filosofia da Composição,
em que descreve como e por que Edgar Allan Poe
arquitetou a estrutura de O Corvo.
Relata, inclusive, como Poe enfrentou aquela luta mais vã, drummondiana,
para alcançar as palavras com as quais, finalmente,
chegaria ao que denominou como sendo o efeito poético da escritura.

E o que seria esse efeito poético do Edgar Allan Poe?

Bem, o efeito poético, segundo Eco, no mesmo pós-escrito,
pode ser definido como:
“A capacidade que tem um texto
de gerar leituras diversas,
sem nunca esgotar-se completamente”.


Quem escreve, diz Eco, quem pinta, quem compõe uma sinfonia,
sabe que deve desenvolver algo do imaginário.
A obra pode emergir de elementos iniciais obscuros, pulsionais, obsessivos;
às vezes, não mais que de uma vontade ou de uma lembrança.
O artista, então, mergulha na matéria com a qual trabalha,
(matéria que tem suas próprias leis naturais,
incluindo a lembrança da cultura em que está embebida,
o eco da intertextualidade
),
para moldar sua obra, isto é, capturar, com palavras, tintas, sonoridades,
o efeito poético, e assim plasmar um insólito objeto de gerar interpretações.

Gilberto Freyre , em ensaio de 1968, intitulado
observa que, Cervantes, ao produzir o Dom Quixote,
trabalhava à revelia de quase todas as convenções literárias da época,
juntando um pouco de velhas crônicas, de façanhas heróicas,
muito de pitoresco, e até de vulgar ou chulo,
colhido diretamente da boca do povo, para
“intensificá-los com efeitos sociologicamente simbólicos
e psicologicamente representativos(...)
numa intensificação de que só são capazes os poetas,
que, ao contato direto com a vida, juntam o poder,
ao mesmo tempo analítico e lírico, de compreendê-la,
de dramatizá-la e de interpretá-la”.

Essa intensificação freyreana dos efeitos simbólicos e representativos
e o efeito poético que Umberto Eco tomou emprestado a Poe,
lembram-me algo do que diz G. M. Kujawski,
em seu artigo Lirismo e Análise da Natureza, datado de 1979:

“Adotamos aqui o lirismo como sendo
um método fenomenológico, e rigorosamente
descritivo, de abordar a natureza”.


Descreve Kujawski a experiência de lirismo como sendo
“um súbito acréscimo de receptividade”,
sentimento que parece nos dominar ao vermos, por exemplo,
uma rosa florindo solitária,
sua rubra coloração,
sua carnação aveludada,
a delicadeza do seu desenho;
ou mesmo quando o mar,
revolto ou em calmaria,
nos toma de assalto, e
invade nossas pupilas,
“em toda a sua pureza fenomenológica”.

Pois bem, o efeito poético, que deve habitar uma obra de arte,
se aproxima desse maravilhamento/estranhamento,
dessa surpresa do ser diante da rosa,
dessa quase hipnose diante da coisa viva.

Assim, um poema, obra de arte plurissignificativa,
deve trazer, engastada em si, essa estesia,
fluindo como algo quase musical.
O fulgor dessa presença lírica deve provocar em nós certa inquietação,
certo choque com a patência da coisa escrita,
ou seja, a perplexidade em face da evidência de que
o poema existe, coisa única,
que o poema está-aí, quando poderia não-estar...
Como acontece com esse A Borboleta,
do poeta e compadre Eurico, que abaixo lanço sob vossos olhos:

******************************************

Patência nº 1: A Borboleta

Borboleta!...
Ó Borboleta!...
Tu também foste tecida
com milhares de partículas indivisíveis como eu?
E de onde vem essa tua multicolorida atomicidade?

Somos ambos filhos da larva e da morte...
Mas eu, absolutamente, não te sou.
E tu, verdadeiramente, não me és.

Tento palpar com as pupilas
o teu saltitar amarelado, flor em flor,
mas apenas esvoaço em ti, amareladamente.

Surpreende-me o subitâneo choque com o patente.
Isso, assombroso.
Isso, apodítico.

É evidente:
Nós somos!

Inexoravelmente:
Nós somos!

Nós somos, alada amiga!

Eurico
Pina, 22/10/1992



Nota: O poema é antigo, mas o comentário é novíssimo,
pois o meu compadre Carlinhos do Amparo
veio ao blog só para homenagear, com esse texto,
às minhas amigas Euza, Dora, Jacinta, Ilaine e Dira.
E também para reverenciar
a Dom Luís Eustáquio Soares, nosso mestre e amigo.

Luiz Eurico de Melo Neto
Recife/Olinda

Abril/2008

11 comentários:

Unknown disse...

Pois é, caro poeta. Aqui estive e conheci seu blog. Muito bom, muito bonito e atraente. Vê-se que vc, ao contrário, do euzinho aqui, entende tb de blogar. Eu só entendo de escrever. Agradeço-lhe pela visita ao http://causosdetabui.blogspot.com
Vou lincar vc. Volte sempre.

Loba disse...

Boa noite, poeta!
Eu sempre me sinto privilegiada ao ter acesso à poesia, por poder gostar de poesia e por encontrar nela meus próprios caminhos para entender a alma.
Hoje me sinto homenageada pelas suas palavras e indiretamente pelas palavras do seu compadre. E é delas que me aposso para homenagear o poeta e o poema.
Você, apesar de novíssimo no meu convívio, é um amigo. E amigo a gente abraça com carinho!

Dora disse...

Belezura! Um "insight" diante da existência se fazendo...A borboleta É, na sua multicolorida forma, enquanto o humano É, na variedade de formatos. Ambos são, nas diferentes realidades individuais.
Ambos estão na existência.
E o susto é constatar isso. É se dar conta disso. Num surto de consciência...
Lindamente filosófico! Filosoficamente lindo!
Beijos.
E agradecimentos.
Dora

Ilaine disse...

Bom dia, meu bom amigo!

Estou surpreendida com tudo o que li. Obrigada pela homenagem através das palavras de Carlinhos e de Eco: é uma bela reflexão sobre o lirismo, sobre a escrita e a nossa inspiração. Muito especial.

"Borboleta, alada amiga. Somos!"
Que bela forma de falar de cada ente em seu infinito existir. Cada um em sua peculiar maneira de viver. Multicolorida.

Lindo poema, poeta.
Obrigada por cada palavra lá no baú.

* hemisfério norte disse...

Obrigada pelos seus comentários.
foi gentil.
Reparei q éde Olinda. Quando estive aí no Brasil fui visitar essa encantadora localidade. Achei um mimo. Lindaaaaaaaa.
Hoje ter aridez no deserto no:
http://miniminimos.blogspot.com/
bjs de Portugal
a

Luis Eustáquio Soares disse...

amigo, eurico, eu-lírico de ricas ressonâncias de distâncias, pois sabe que a distância tem que criar seu próprio rosto, fico muito agradecido com a homenagem, e no fundo-raso de meu coração, de cor e ação, de cor vadia, oxalá possa estender essa homenagem até a linha do horizonte, e não para me encher de vaidade, mas pra reverenciar e lutar, ser bom, pela singularidade de cada vivente, na plurissignificação de seus afetos, fetos que me afetam.
meu abraço
luis de la mancha.

DiAfonso disse...

"Apois é, cumpadi Lula"! Eis que me defronto com a velha questão de não discutir o processo de produção/criação artística, uma vez que a considero de pouca valia. "O mais melhor de bom" é você se abismar com o que está posto, regozijar-se com o dito de uma maneira singular e sub-repticiamente como bem o fazes. Assim que puder, dê uma olhadinha no http://diafonsoparanapuka.blogspot.com e acesse os links de Porto - Portugal. Muito legais.

Abração, grande irmão!

PAX ET BENE!

Jacinta Dantas disse...

Sinto-me acariciada por tão ricas palavras. E, não sendo borboleta, sou parte dela, nos meus ensaios para voar, mantendo os pés firmes no chão.
Obrigada pelo carinho
Beijos
Jacinta

* hemisfério norte disse...

obrigada pelos comentários no mínimo deserto.
os miniminimos são desafios onde apenas cabem não mais que 200 caracteres (se fossem 200 palavras seria bem mais fácial eheheh) .
hoje tem a frequ^ncia cardíaca, claro usto tudo ligado a um tempo efémero.
:)
Obrigada mais uma vez pelas visitas e pelos gentis comentários
abç carinhoso
directamente de Portugal
a.

Carlinhos do Amparo disse...

Compadre, sabedor que o senhor está se mudando da velha Marim dos Caetés, resolvi criar um blog em sua homenagem: Sitio d'Olinda, em que publicarei imagens, causos e fatos relacionados à cidade-patrimônio cultural. Assim vc não sentirá tanta saudade, né mesmo?
Aguarde as postagens, pois vc sabe que sou lento feito uma tartaruga manca rsrsrs

Carlinhos do Amparo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.